“Se tanto fizemos por Salvador enfrentando a contrariedade, a inveja e a dor de cotovelo do atual governador Rui Costa, imaginem o que faremos com José Ronaldo nos apoiando no governo da Bahia?”. Essa pergunta foi feita ontem à noite pelo prefeito ACM Neto a centenas de pessoas que compareceram à inauguração do comitê oficial da campanha de Zé Ronaldo ao governo do estado. Ao lado do prefeito e do candidato Zé Ronaldo, estavam a candidata a vice-governadora, Mônica Bahia, e os candidatos ao Senado Federal Jutahy Jr e Irmão Lázaro. “É hora de juntar os nossos sonhos para tirar a Bahia do atraso. Para realizar os nossos sonhos, eu peço que a gente se junte a Zé Ronaldo. Esse comitê será o espaço onde será multiplicado o trabalho de cada um de nós”, disse o prefeito.Tema recorrente em cada evento realizado pela coligação Coragem para Mudar a Bahia, a situação do setor de Educação no estado ganhou um capítulo novo com a informação, divulgada na segunda feira, de que o estado da Bahia ficou em último lugar no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

“Colocaram a educação da Bahia no buraco, no último lugar do Brasil. Essa é a situação vergonhosa da Bahia”, lamentou com veemência o prefeito, informando que a Bahia teve a pior nota do ensino fundamental 2, e também a pior nota do ensino médio entre todos os estados do Brasil. “Como é que as pessoas mais pobres vão realizar o sonho de seu futuro com a educação abandonada pelo governador? Rui Costa está sequestrando, caçando e matando o sonho dos jovens baianos”, disse ainda o prefeito, informando que Salvador se destacou no IDEB por ter alcançado a meta que estava prevista para 2021. “Nós antecipamos em quatro anos a meta que estava prevista para os nossos alunos na rede municipal. No ensino fundamental 2, Salvador foi a cidade que mais avançou no Brasil”.

Zé Ronaldo também convidou as pessoas a apostarem nesse casamento entre prefeitura de Salvador e governo do estado. “É preciso que haja esse casamento perfeito entre o governo do estado e esta capital, para que esta cidade seja tratada com mais carinho ainda”, disse o candidato, que encomendou ao Irmão Lázaro uma nova composição musical, na qual constassem o número 200 – duzentão -, de Lázaro, e o 25 de Zé Ronaldo. “Olha só, meu irmão. Preste bem atenção. Para mim, concorrer ao senado mexe muito com o meu coração, pois amanhã é o aniversário do maior senador que essa terra já teve, Antonio Carlos Magalhães”, lembrou o Irmão Lázaro. “O senador era um branco que gostava de preto, que abraçava todo mundo. Deus está me dando a oportunidade de, se ganhar a eleição, ocupar o cargo que esse homem ocupou”, disse Lázaro. O candidato ao senado Jutahy Jr fez questão de frisar que a sua candidatura e a de Irmão Lázaro são complementares, pois um ajuda o outro. “Queremos eleger Zé Ronaldo e melhorar a Bahia”, assegurou Jutahy, lembrando de sua contribuição ao país por ter feito a lei orgânica da assistência social, que dá um salário mínimo a idosos pobres e deficientes, o super simples e a lei geral da micro e pequena empresa, e a lei contra a propaganda de cigarro. “Em 40 anos de vida pública, não sou apenas ficha limpa. Tenho 40 anos de vida limpa”, afirmou.

Grávida de quatro meses e presente em todas as caminhadas e carreatas pelo interior do estado ao lado de Zé Ronaldo, a médica Mônica Bahia disse que sonha com um estado no qual o setor de Saúde, Educação e Segurança sejam tratados com o respeito que a população merece. “Enquanto o governo Rui Costa gasta uma fortuna em propaganda, os indicadores em cada setor do estado vão mostrando a incapacidade e a inoperância que eles têm tido para governar”, disse a candidata a vice-governadora.

Pra o prefeito ACM Neto, estamos vivendo um momento de desencanto com a política. “As pessoas estão cansadas de tanta coisa errada que aconteceu com o Brasil nos últimos anos. Mas quando a gente chega com Lázaro, Jutahy e Mônica no interior do estado e nas ruas desta capital, aquele semblante fechado e sem esperança dá lugar a um sorriso e olhar de confiança naquilo que Zé Ronaldo tem a dizer”, disse.