Durante entrevista à Rádio Santa Cruz na última segunda-feira (18), o titular da Secretaria de Ordem Pública (SEOP), o tenente-coronel PM Marcelo Barreto, falou sobre as obras de revitalização da Praça José Marcelino, na Avenida Dois de Julho, região central de Ilhéus.

A praça passa por uma recuperação completa para abrigar a 68ª Companhia Independente de Polícia Militar (68ª CIPM), cujo projeto visa garantir mais segurança e conforto aos comerciantes e frequentadores da região. Segundo Barreto, a ação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, Polícia Militar, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial e Industrial de Ilhéus, com apoio da deputada estadual Soane Galvão.

Com a presença da PM, a ideia é inibir toda e qualquer violência, como pequenos furtos e arrombamentos que estão ocorrendo na área.

praça josé marcelino

“Diante disso, nós criamos um cenário, uma reunião entre todas as forças policiais, Município, sociedade e comércio. Começamos a trabalhar no sentido de fazer a readequação da segurança pública no centro da cidade. Isso é muito bom porque avalio que essa instrumentalidade na Praça José Marcelino, que abrange a Avenida Dois de Julho, vai trazer segurança para o comerciante, para o trabalhador, para os moradores e os turistas, visto que em outubro começa a temporada de transatlânticos”, explicou o secretário.

Ele também informou que o prédio histórico onde funcionava a União Protetora será interditado, pois está oferecendo riscos estruturais e atualmente serve de abrigo para traficantes e usuários de entorpecentes. Segundo o tenente-coronel Barreto, “o prédio será vedado nos próximos dias e depois. A Secretaria de Cultura vai fazer um projeto para que a gente possa readequá-lo”.

O titular da SEOP aproveitou para lembrar o decreto nº 065/2023, referente à arrecadação de bens abandonados. “Estamos criando a portaria para nomear a comissão e esses prédios que estão abandonados na cidade de Ilhéus serão notificados, para que seus proprietários apresentem justificativa sobre os motivos do abandono, além de apresentar um plano de recuperação dos espaços, seja terreno ou prédio. Queremos com isso, diminuir a quantidade de riscos que estes locais oferecem à população”.

prédio justiça do trabalho

Outro local que está nos planos de recuperação é o prédio onde funcionava o Ministério do Trabalho, próximo ao Terminal Urbano. Sobre isso, Marcelo Barreto frisou que o Município mantém diálogo contínuo com a comandante da 68ª CIPM, a major Joilma Cordeiro Costa Machado, a fim de levar a sede da companhia para o centro da cidade. O secretário destacou que os engenheiros da Polícia Militar irão elaborar o projeto de recuperação do prédio.

Ainda dentro do projeto para tornar Ilhéus mais segura, Barreto também conta sobre o projeto de videomonitoramento. Segundo ele, os locais para instalação das câmeras já foram escolhidos e, logo após o término das obras de recuperação da Praça José Marcelino, este seria o próximo passo da SEOP. “Todos juntos para que possamos implantar mais rapidamente esse projeto”, disse.

Ele garantiu que mesmo com toda essa movimentação e implantação de novas bases policiais, o bairro da Conquista continuará abrigando a 68ª CIPM.  “Apenas a sede administrativa da Companhia descerá para a Avenida Dois de Julho. Já o Pelotão Especial vai continuar na Conquista”.

Pronasci 2; segurança pública; bahia

O secretário de Ordem Pública de Ilhéus ainda falou sobre os benefícios que o Município está apto a receber, a partir do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI 2), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que vai trazer projetos e iniciativas sociais, bem como atuar na capacitação da Guarda Civil Municipal.

Barreto comentou sobre a possibilidade de reforço na segurança da Central de Abastecimento. Conforme o gestor, houve uma reunião com o secretário Marcos Flávio Rhem, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, com foco no pacote de medidas para melhorar tanto a segurança quanto a infraestrutura do local. Na terça-feira (19), Ilhéus recebeu cinco novas viaturaspara fortalecer o trabalho ostensivo no município.