A Faculdade de Ilhéus realizou, no último dia 30 de abril, o Curso de Processo Eletrônico e Certificação Digital com o objetivo de proporcionar melhor qualificação do corpo discente na área jurídica, considerando que brevemente novos bacharéis serão disponibilizados ao mercado de trabalho. O curso ministrado pelo advogado Dartagnan Plínio Souza Santos, que possui ampla experiência na área e já integrou a Comissão Especial de Processo Eletrônico da Subseção OAB-Itabuna, contou com a participação de 100 estudantes, divididos em duas turmas.

Foram abordados os principais sistemas de processo eletrônico utilizados pelos Tribunais no Estado da Bahia – Projudi, e-SAJ e PJe (Justiça Comum e Trabalhista) – com análise teórica e prática, inclusive, com lançamento ao vivo de petições iniciais, o que permitiu demonstrar aos acadêmicos a realidade vivenciada pelos advogados no exercício da profissão.

O evento faz parte da programação de aprimoramento desenvolvida pelo NUPRAJ – Núcleo de Práticas Jurídicas – da Faculdade de Ilhéus. Conforme a professora Daniela Haun, coordenadora do curso de Direito, novos cursos serão desenvolvidos para garantir a plena formação dos graduandos, principalmente em relação ao Novo Código de Processo Civil, que passou a vigorar este ano.

Outras abordagens específicas também serão realizadas, a exemplo de curso direcionado aos estudantes que atuam pelo NUPRAJ na Justiça Federal, a fim de facilitar a interação com o público que necessita de esclarecimentos a respeito dos benefícios que podem ser concedidos pelo INSS, bem como para facilitar o aprimoramento quando da necessidade de efetivar ações nesse sentido.

Também será realizado, ainda este ano, um curso para capacitação de docentes e discentes, no que se refere à conciliação, mediação e, principalmente, a arbitragem, que é uma forma de solução de conflitos prevista em lei e apresentada como importante técnica pelo Novo Código de Processo Civil. Algumas dessas técnicas já são utilizadas pelo próprio Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Ilhéus, coordenado pelo prof. Joilson Vasconcelos.