O primeiro clássico BaVi do ano foi do jeito que a torcida esperava: com muita emoção! Na tarde deste domingo (18), o Vitória levou a melhor e venceu o Bahia por 3 x 2. Logo no começo da partida, Osvaldo abriu o placar para o Rubro-Negro, mas, ainda no primeiro tempo, Thaciano e Everton Ribeiro viraram para o Tricolor.

Na segunda etapa, o Leão voltou melhor e, após expulsão de Rezende, empatou o jogo com mais um gol de Osvaldo. Depois, Alerrandro marcou de cabeça e fez a festa dos mais de 30 mil torcedores presentes no Barradão. No fim, Jean Lucas também foi expulso e a equipe rubro-negra quebrou um tabu de sete anos sem vencer o rival pelo Campeonato Baiano.

Após a sétima rodada, o Vitória foi a 13 pontos e pulou para a terceira colocação. Já o Esquadrão permaneceu com a mesma pontuação, na vice-liderança.

As equipes voltam a entrar em campo na quarta-feira (21). O time rubro-negro recebe o Náutico no Barradão, às 19h, pela quarta rodada da Copa do Nordeste. Já o Bahia vai até São Luís (MA) encarar o Moto Club, às 20h, pela primeira fase da Copa do Brasil.

O JOGO

Primeiro tempo

A partida começou com os times mostrando bem suas propostas de jogo. O Vitória marcava forte e saía em velocidade; já o Bahia trabalhava pelo meio e tentava encontrar espaços pelas pontas. Aos cinco minutos, em uma saída de bola errada do Tricolor, o Leão aproveitou a chance e inaugurou o marcador com Osvaldo. Apesar do gol sofrido, o Esquadrão não se abateu e buscou o empate aos 15 com Thaciano. Enquanto o Rubro-Negro continuou apostando nas bolas rápidas, a equipe tricolor valorizou a posse de bola e empurrou o adversário para trás. Na sequência, a recompensa veio. Após cruzamento de Luciano Juba, Everton Ribeiro apareceu livre entre a marcação para virar a partida e o Bahia foi para o intervalo com a vantagem.

Gol do Vitória! Aos cinco minutos, Matheuzinho recuperou a bola e cruzou para Alerrandro na área. O centroavante dominou e tocou para Osvaldo, livre, abrir o placar no Barradão.

Na trave! Aos 11, Luciano Juba cobrou falta por cima da barreira e a bola explodiu no travessão.

Empate do Bahia! Aos 15 minutos, Cauly puxou o contra-ataque e deixou com Everaldo. O camisa 9 fez ótimo lançamento para Thaciano, que saiu de cara com Muriel e bateu por cima para igualar o marcador.

Defesaça! Aos 25, após cobrança de escanteio da equipe tricolor, Matheuzinho recuperou a posse e lançou para Osvaldo. O atacante saiu de cara com Adriel, mas finalizou em cima do goleiro.

Virou o Esquadrão! Aos 41 minutos, Luciano Juba fez cruzamento na cabeça de Everton Ribeiro, entre a marcação, cabecear forte e estufar as redes.

Segundo tempo

Atrás no placar, o Vitória voltou melhor do intervalo e partiu para o ataque em busca do empate. O time rubro-negro partia em velocidade e atacava as costas da marcação adversária, porém, pecava no último passe. Já o Bahia continuou valorizando a posse de bola e tentava achar espaços para sair no contra-ataque. Aos 26 minutos, Rezende recebeu o segundo amarelo e foi expulso. O Leão aproveitou a vantagem numérica e, após “blitz” no ataque, empatou a partida com mais um gol de Osvaldo. No fim, Alerrandro marcou de cabeça e fez a festa para os mais de 30 mil torcedores presentes no Barradão.

Aos oito minutos, Dudu lançou em velocidade para Mateus Gonçalves. O atacante foi até a linha de fundo e fez o cruzamento para Osvaldo, mas o camisa 7 pegou mal e isolou a bola.

Aos 14, Matheuzinho abriu na direita para Osvaldo, que cruzou para Alerrandro. O centroavante testou forte, mas a bola passou à direita da meta.

Aos 17 minutos, o Bahia foi trabalhando de pé em pé até que Gilberto recebeu na ponta e finalizou cruzado, mas Wagner Leonardo travou o chute.

Expulsão! Aos 26, Rezende deu carrinho em Zeca, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

Gol do Vitória! Aos 30 minutos, Zeca fez o cruzamento, a bola passou por todo mundo e sobrou para Mateus Gonçalves. O camisa 23 fez um novo cruzamento, na cabeça de Osvaldo, que sozinho empatou a partida.

Aos 36 minutos, Rodrigo Andrade soltou uma bomba e Adriel pulou no ângulo para defender.

Virada Rubro-Negra! Aos 38, Matheuzinho cobrou escanteio e Alerrandro cabeceou entre a marcação para virar o jogo.

Mais uma expulsão! Aos 51, Jean Lucas fez falta em Rodrigo Andrade e foi expulso. A arbitragem entendeu que o meia agrediu o jogador do Vitória.

FICHA TÉCNICA

Vitória 3 x 2 Bahia
Campeonato Baiano – 7ª rodada
Local:
 Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 18/02/2024 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)
Assistentes:  Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Luanderson Lima dos Santos (FIFA-BA)
Quarto árbitro: Wagner Francisco Silva Souza (BA)

Gols: Osvaldo (2x) e Alerrandro (Vitória) / Thaciano e Everton Ribeiro (Bahia)
Cartões amarelos: Osvaldo, Camutanga, Dudu, Wagner Leonardo e Rodrigo Andrade (Vitória) / David Duarte e Rezende (2x) (Bahia)
Cartão vermelho: Rezende e Jean Lucas (Bahia)

Vitória: Muriel; Zeca ©, Wagner Leonardo, Camutanga e Lucas Esteves; Willian Oliveira (Rodrigo Andrade), Dudu (Zé Hugo) e Matheuzinho (Caio Vinícius); Iury Castilho (Mateus Gonçalves), Osvaldo e Alerrandro (Daniel Jr). Técnico: Léo Condé

Bahia: Adriel; Gilberto, Kanu, David Duarte e Luciano Juba; Caio Alexandre (Ademir) (Gabriel Xavier), Jean Lucas, Thaciano (Rezende), Cauly (Cicinho) e Everton Ribeiro © (Yago Felipe); Everaldo. Técnico: Rogério Ceni