Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Ilhéus, presidida pelo Vereador César Porto, homenageou na tarde da última quinta-feira, 14, durante sessão solene especial, sete (07) ex-vereadoras com uma placa alusiva a data destacando a importância delas para o Legislativo ilheense, dentro do contexto social, político e comunitário.

As homenageadas foram: Carmelita Ângela, Vitória Berbert de Castro, Maria de Lourdes Cardoso, Ana Margarida Assunção Amado, Zenaide Magalhães, Ana Célia e Marlúcia Paixão. Numa visão detalhada sobre a tarde de homenagens, podemos ressaltar que foi um momento para celebrar as conquistas e a importância das mulheres no município, seja na vida civil, política ou pública. “É uma oportunidade também para refletirmos que ainda temos muitos passos a dar, na busca de direitos e valores que foram se destruindo ao longo da história”, destacou a ex-vereadora Ana Margarida.

O início da sessão foi marcado pelas palavras do vereador, Ivo Evangelista que na oportunidade presidiu a sessão e frisou que “todas as “Mulheres”, sem exceção, são obras primas do “Senhor Nosso Deus”, e que cada uma, embora tivesse uma missão ou um direcionamento diferente, são dignas desta justa homenagem”. Ele ainda lembrou que teve a oportunidade de legislar ao lado de pelo menos três das homenageadas. Representantes de sindicatos como APPI / APLB e SINSEPI, associações de moradores, clubes de serviço, imprensa, além das companhias: 68ª CIPM, 69ª CIPM, 2º BEIC e 5º GBM estiveram presentes.

O plenário do Poder Legislativo ficou lotado, com os convidados, familiares e amigos das homenageadas que puderam acompanhar uma brilhante palestra com a presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria Socorro Mendonça e show musical com a cantora Laís Marques.  Na oportunidade também foi assinada a resolução que instala a Frente Parlamentar Municipal em Defesa de Politicas Públicas para as Mulheres e Pelo Enfrentamento à Violência Doméstica. Estiveram presentes ainda os vereadores: Fabrício Nascimento, Nerival Reis, Juarez Barbosa, Gil Gomes, Pastor Matos e Makrisi.