Vem aí o Geopublica 2024, encontro anual de produtores e usuários de geoinformação do estado da Bahia. Em sua 13ª edição, o evento, que se consolidou como referência no calendário nacional do segmento, abordará o tema Gestão pública: geoinformação e compromissos de governo, de 11 a 13 de setembro, em Salvador.

Serão dois dias de painéis, dias 11 e 12 de setembro, em local a ser divulgado. No dia 13, encerrando o evento, serão oferecidos minicursos online gratuitos, uma tradição que visa a capacitar e atualizar os participantes em habilidades e ferramentas técnicas, fortalecendo a comunidade da geoinformação em todo o Brasil.

A programação incluirá o painel nacional sobre “Políticas territoriais e geoinformação” e, regionalmente, o painel “Geoinformação: um compromisso de governo”, destacando aplicações no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 na Bahia, além de exemplos do uso da geoinformação em órgãos estaduais.

O Geopublica é realizado pela Comissão Estadual de Cartografia e Geoinformação (Cecar), sob coordenação da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com o Grupo Temático de Informações Geoespaciais (GTIGeo), vinculado ao Comitê de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado da Bahia (Fortic).

São esperados pesquisadores, estudantes, terceiro setor, iniciativa privada e gestores públicos. A abertura das inscrições está prevista para a primeira semana de agosto, com o lançamento do site do evento, no portal da SEI: www.sei.ba.gov.br. Marque na agenda!

Fonte: Ascom/SEI