A Embasa, por meio da Unidade Regional de Itabuna (USI),  entregou nesta quinta-feira (17) em Coaraci, o primeiro do conjunto de  hidrantes que serão instalados nas sedes de quatorze municípios da região sul do estado. A ação decorre de uma solicitação do Corpo de Bombeiros e, segundo o gerente da USI, Felipe Madureira, “demonstra a responsabilidade social da Embasa, que trabalha pela melhoria da qualidade de vida da população das comunidades onde presta serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário”.

O ato de entrega do equipamento, inclusive com teste de carga, aconteceu com as presenças do prefeito de Coaraci, Jadson Albano, do comandante do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Manfredo Santana, além da Embasa com o gerente da USI, Felipe Madureira, e o gerente do Escritório Local de Coaraci, Nilmar Almeida, membros do Samu e outras autoridades municipais. O tenente-coronel Manfredo Santana destacou que o equipamento é “crucial no combate a incêndios”.

O hidrante, instalado pela equipe da Divisão de Operação de Água (USIA), está localizado na praça 2 de Julho, avenida Itapitanga, nas proximidades da Estação de Tratamento de Água e da adutora DN 150mm. Esse posicionamento, ressalta Madureira, “garante pressão e vazão suficientes 24 horas”, o que foi confirmado pelos especialistas do Corpo de Bombeiros durante a realização do teste de carga.  O 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros está sediado em Itabuna, mas atua em 27 municípios da região cacaueira. Santana ressalta o apoio da Embasa, que providenciou os equipamentos para algumas cidades: “Isso fará com que o sul do estado seja referência para toda a Bahia”.

A empresa contratada pela Embasa inicia na próxima segunda-feira  a instalação do hidrante em Ubaitaba, seguindo depois para Ibirapitanga, Itapitanga, Almadina, Floresta Azul, Ibicuí, Firmino Alves, Itaju do Colônia, Camacã, Buerarema, Itapé, São José da Vitória e Santa Luzia.