A Embasa vai destinar, amanhã (26), 100 equipamentos de proteção individual (EPIs) como luvas, botas e máscaras, entre outros, para a prefeitura municipal de Una, auxiliando as equipes locais a coletar o óleo das praias da cidade. Bombonas de armazenamento e EPIs também serão destinados a Maraú mediante solicitação da prefeitura local.

A iniciativa soma-se a outras já realizadas pela empresa para auxiliar no enfrentamento às manchas de óleo em praias e estuários da região, como 132 bombonas entregues ao Grupo Amigos da Praia (GAP) e à prefeitura de Ilhéus. A Embasa também está fornecendo água potável para o grupamento de 240 militares do Rio de Janeiro provisoriamente sediados no estádio municipal Mário Pessoa.

Outras 20 bombonas foram doadas para o armazenamento de óleo no distrito de Serra Grande, em Uruçuca. Atendendo a um pedido do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Canavieiras, a Embasa doou quase 500 EPIs e instalou, preventivamente, barreiras de contenção de óleo na captação do Rio Cipó, manancial que abastece a cidade.

O esforço conjunto é da Unidade Regional de Itabuna, unidade autônoma da Embasa que gerencia sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 27 municípios e respectivas localidades do sul do estado.

“Não podíamos deixar de nos sensibilizar com essa situação e contribuir, de alguma maneira, com a mitigação dos impactos ambientais em nossas praias. Estamos recepcionando as demandas de entidades da administração pública e da sociedade civil organizada e atendendo na medida do possível”, afirmou o gerente regional Felipe Madureira. A unidade atende aos municípios litorâneos de Canavieiras, Camamu, Igrapiúna, Ilhéus, Itacaré, Maraú, Una e Uruçuca.