O Projeto de Lei do vereador Luiz Carlos Escuta que dispõe sobre política municipal do livro que terá como objetivo o estímulo à difusão da leitura; o incentivo à produção literária e editorial e a preservação da cultura e da memória do Município de Ilhéus será sancionado pelo executivo até agosto próximo.

Resultado de imagem para ilhéus antigo

Pelo projeto caberá ao Poder Executivo criar e executar projetos de acesso ao livro e incentivo à leitura, ampliar os já existentes e implementar, isoladamente ou em parcerias públicas ou privadas ações concretas. “Essa lei já acontece em muitas cidades do país, e Ilhéus, uma cidade histórica  rumo aos 500 anos, não pode deixar de explorar este riquíssimo legado de 486 anos.

Resultado de imagem para ilhéus antigo

História do Município. No século XVI, com a descoberta do Brasil pelos portugueses, o rei português dom João III doou vasta extensão de terra, 7 mil léguas quadradas, ao donatário Jorge de Figueiredo Correiaescrivão da corte real. A carta de doação foi foi assinada em Évora a 26 de junho de 1534. Ainda que se falasse da terra as maiores maravilhas, o donatário da capitania preferiu o luxo e o fausto da corte, e enviou o espanhol Francisco Romero para cuidar de suas terras e representá-lo na administração da capitania. De acordo com o historiador Vargnhagem, Francisco Romero era considerado um homem bravo e circunspecto e, para defender as terra a ele delegadas, enfrentou e pacificou os índios tupiniquins que se revoltaram diante da carta de doação da Capitania de Ilhéus a Jorge de Figueiredo Correia.

Resultado de imagem para livro de pawlo cidade = ilheus

O presente Projeto de Lei tem por finalidade desenvolver e potencializar a cultura do livro no Município de Ilhéus, criando e estabelecendo normas que possam contemplar nosso povo no sentido de ter mais acesso ao livro e à produção literária local, assim como já aconteceu no ano passado, quando diversos autores foram publicados pelo município através de parcerias com gráficas, universidades, faculdades e empresas privadas.

Resultado de imagem para livro terras do sem fim

Neste projeto de lei, segundo informou o parlamentar Luiz Carlos Escuta ao JORNAL DO RADIALISTA,  remeterá que sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura, Educação e Fundação Universidade Livre do e da Mata, seja convidado a Academia de Letras de Ilhéus, bem como o CEDOC,  Centro de Documentação e Memória Regional, da UESC, como apoio em todas iniciativas inerente à proposição.