No Brasil, a principal lei de proteção a esse grupo é o Estatuto do Idoso, que completa 20 anos hoje, 1° de outubro, e vem sendo aprimorado a cada ano pelo Congresso e, como parlamentar estamos trabalhando no município de Ilhéus para garantir novos direitos.

“Entendo que houve avanço. A Constituição Federal foi uma conquista de 1988 e, de lá pra cá, muito vem avançando para estabelecer novos direitos. Com a sanção da lei 10.741/2003, o Estatuto do Idoso garante e começa a beneficiar os idosos. Todas as leis que vieram ampliaram direitos, mostrando que o Brasil está preocupado com o envelhecimento”, afirma o vereador ilheense Ederjúnior, UB.

“ESTAREI ESTUDANDO COM A NOSSA ASSESSORIA NA VIABILIDADE DE BUSCAR A INSTALAÇÃO EM ILHÉUS, DA DELEGACIA ESPECIALIZADA EM PROTEÇÃO AO IDOSO”

Ederjúnior como vereador que trabalha pela família, não seria diferente a sua luta em favor dos idosos, apresentando diversas proposições relacionadas à saúde, ao transporte e à mobilidade no município.  “Não estamos medindo esforços para a reativação e fortalecimento do Conselho Municipal do Idoso”, pontuou.

Idosos são retratados de forma estereotipada pela mídia – Jornal da USP

Outra questão que vem reocupando o vereador  Ederjúnior é a violência contra o idoso. Infelizmente a maioria das agressões acontecem dentro da própria casa, assim como os maus-tratos. Temos que criar mecanismos e endurecer as penalidades, de forma que respeitem mais os idosos. “Vamos lutar por uma Delegacia do Idoso em Ilhéus”, adianta Ederjúnior.