O deputado federal Bebeto Galvão (PSB) ocupou a tribuna da Câmara nesta segunda-feira (20) para se posicionar sobre a grave crise hídrica que atinge dezenas de cidades no Sul da Bahia, e também no Extremo Sul e Sudoeste. O parlamentar aponta que a estiagem sem precedentes tem afetado a economia local, prejudicando a produção de cacau, café, seringa, afetado a agricultura familiar e também a pecuária. Com a falta de chuva, o abastecimento de água potável tem ficado comprometido em várias cidades, inclusive nessa área ao menos 13 municípios já decretaram estado de emergência, são eles: Guaratinga, Barro Preto, Camacan, Buerearema, Ibicaraí, ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Nova Canaã, Pau Brasil, Itapetinga, Itarantim e Santa Luzia.

No pronunciamento, Bebeto cobrou que o governo federal agilize com a análise dos decretos e reconheça a situação de emergência nos municípios que ainda estão com os pedidos pendentes. Bebeto destaca que a Defesa Civil do Estado da Bahia cumpriu o seu papel e já homologou os pedidos. No entanto, dessa lista, ao menos 07 municípios ainda não obtiveram do governo federal o reconhecimento necessário para o decreto de emergência entre em vigor. Com o decreto vigente, as cidades afetadas podem adotar medidas mais céleres para executar ações estruturantes em defesa da população prejudicada com a falta d’água. “É grave a crise. É preciso que o governo federal adote medidas rapidamente nas analises desses decretos para que eles possam vigorar a fim de melhorar a intervenção e ação dos municípios”, disse o deputado.

Barragens do Iguape, Almada e Cachoeira

O deputado Bebeto ressaltou ainda sobre a grave situação da Barragem do Iguape, que é responsável por 70% do abastecimento de água do município de Ilhéus. O parlamentar lembra que a última chuva com volume suficiente para contribuir com a elevação do nível da barragem ocorreu somente em setembro do ano passado, deixando o reservatório com um nível alarmante. A cidade de Itabuna, de igual forma, também foi citada por Bebeto em plenário. Ele fez uma alerta sobre a situação emergencial dos rios Cachoeira e Almada, que abastecem a cidade e sofrem a cada dia com a baixa do nível. Bebeto também falou sobre o caso de Ibicaraí, que passou a captar água na cidade vizinha Floresta Azul.