A volta para casa terá um gosto especial para o estudante Tailan de Melo, 20 anos, que participa, desde a última segunda-feira (20), da 15ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O projeto ‘Biomassa de banana verde como fonte alternativa de alimentação’, desenvolvido no curso técnico de Agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande, em Barreiras, no oeste da Bahia, conquistou os prêmios de destaque na Mostra de Ciências e Tecnologia Escola Açaí/MCTEA e o terceiro lugar em Ciência Agropecuária.

Com a premiação, o estudante e o professor co-orientador, Rodrigo Arlindo, se credenciam a apresentar a experiência, desenvolvida em sala de aula, no âmbito do projeto Ciência da Escola da Secretaria da Educação do Estado, em evento que será realizado no Pará, em novembro.

A professora Karine Najla Souza de Jesus, do Colégio Estadual Geovania Nogueira Nunes, no município de Itatim, no centro norte da Bahia, também voltará satisfeita para a cidade. Na bagagem, o prêmio de Professor Destaque. Ela orientou as estudantes Cristiana Aparecida Couto e Noemy de Souza Queiroz, 16, no projeto ‘Toxicidade de plantas medicinais em larvas do mosquito Aedes Aegypti’. Com a experiência científica, as estudantes descobriram que ervas medicinais populares no país, como a erva-cidreira e o eucalipto, são capazes de exterminar as larvas dos mosquitos.