“Vamos continuar trabalhando incansavelmente para prestar assistência às famílias atingidas pelas chuvas. Tudo isso é fruto de muita luta e de um trabalho que devolve dignidade ao nosso povo”, declarou o prefeito Mário Alexandre durante apresentação do conjunto habitacional que será erguido no Salobrinho para contemplar as famílias atingidas pelas chuvas em dezembro de 2021.

Na última quinta-feira (1º), o gestor ilheense participou de uma reunião expansiva para divulgação das etapas de Elaboração dos Projetos de Engenharia, Trabalho Social e a Execução de Obras da Construção de 220 unidades habitacionais no bairro. A iniciativa é fruto da articulação do Município com o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER).

conder; projeto habitacional; salobrinho; chuvas 2021; sps

O encontro contou com as presenças do vice-prefeito Bebeto, da deputada estadual Soane Galvão, secretários municipais, de vereadores, representantes da CONDER e do público beneficiado.  Mário Alexandre agradeceu a parceria do ministro Rui Costa, que deu início ao sonho de centenas de famílias, ao governador Jerônimo Rodrigues, ao senador Otto Alencar e à deputada estadual Soane Galvão, responsáveis por garantir o apoio necessário às ações.

“Esse projeto é resultado de muita luta e de um trabalho que devolve dignidade ao povo. Vivenciamos todo aquele desastre natural que aconteceu por causa das chuvas, mas não paramos de lutar. Será erguido um novo bairro dentro do Salobrinho e hoje apresentamos um projeto de reconstrução não apenas dos lares, mas da vida de todas as pessoas que foram atingidas. Eu estou aqui por causa de vocês e enquanto eu estiver à frente da Prefeitura eu vou cuidar de vocês, principalmente dos que mais precisam”, disse o chefe do Executivo, emocionado.

conder; projeto habitacional; salobrinho; chuvas 2021; sps

Para Bebeto, a solidariedade da população, dos empresários e entes federados, somada ao trabalho da Prefeitura foi crucial para salvar vidas.

“O então governador e atual ministro Rui Costa disponibilizou toda a infraestrutura do Estado para assegurar um acolhimento digno a todos os ilheenses. Nos comprometemos a reconstruir as casas das pessoas atingidas, mas o time do contra duvidou. Junto ao prefeito, com a nossa deputada Soane e representantes da CONDER realizamos uma grande reunião para apresentar as fases do projeto de engenharia e sustentabilidade social. Essa conquista foi alcançada por múltiplas mãos, que envolveu os senadores Jaques Wagner e Otto Alencar e conta com total apoio, compromisso e determinação do nosso querido governador Jerônimo Rodrigues. A construção das casas representa o retorno das famílias para seus espaços de afeto e identidade. Esta é uma obra de respeito e dignidade”, ressaltou o vice-prefeito.

conder; projeto habitacional; salobrinho; chuvas 2021; sps

O conjunto habitacional será formado por oito blocos. Além dos apartamentos, a área contará com a parte de infraestrutura urbana básica, incluindo rede de água, rede de esgoto, coleta de lixo, pavimentação, iluminação pública e drenagem. São apartamentos de dois quartos, sala, cozinha e área de serviço. Cada bloco terá pavimento térreo.

“Atender as famílias efetivamente afetadas e que estão em maior vulnerabilidade. Esse é o objetivo do Governo do Estado. Apresentamos os projetos de engenharia, e logo após será informado o cronograma com diversos eixos de trabalho, mobilização social, educacional, geração de trabalho e renda antes e após a obra”, explicou Graziane Amorim, coordenadora Social da CONDER, que representou o presidente José Trindade.

conder; projeto habitacional; salobrinho; chuvas 2021; sps

O Projeto Habitacional soma recursos de aproximadamente R$ 30 milhões.

“Graças a Deus esse dia chegou. Eu só tenho a agradecer ao prefeito, ao secretário Rubenilton, aos assistentes sociais e toda a equipe. Agora é só alegria. Um momento de paz e tranquilidade, porque vamos ter um lar digno e longe do perigo”, contou aliviada Jaqueline Assis do Santos, contemplada pela iniciativa.

conder; projeto habitacional; salobrinho; chuvas 2021; sps