A trajetória política da luta contra o racismo será tema de um seminário que começa nesta quinta-feira (9), às 18h, no Grande Hotel da Barra, em Salvador. O evento é fruto de parceria do Governo do Estado com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, contando com a presença de representações do movimento negro, organizações ligadas aos direitos humanos, estudantes, pesquisadores, dirigentes de entidades do poder público, dentre outros.

As atividades, que integram a agenda da Década Internacional Afrodescendente, prosseguem durante toda a sexta-feira (10), com o objetivo de refletir sobre o racismo no Brasil e na Bahia, construindo estratégias para o seu enfrentamento. Na programação estão previstas rodas de diálogo sobre questões relacionadas à luta das mulheres negras, representação parlamentar, direitos humanos, dentre outros temas.

Ao final das discussões serão apresentadas propostas para elaboração de uma cartilha de orientações sobre combate ao racismo e à intolerância religiosa, direitos humanos e acesso à Justiça. O encontro ainda prevê a emissão de certificados para o público participante das atividades.