O ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, manifestou congratulações à toda comunidade acadêmicad a Univ ersidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) pelas comemorações alusivas ao cinquentenário de fundação do Campus universitário, transcorrido nesta segund /a-feira, 22 de abril. Jabes destacou o papel fundamental exercido pelo professor Soane Nazaré de Andrade, um dos fundadores da Federação das Escolas Superiores de Ilhéuse Itabuna (FESPI), instituição que deu origem à Uesc.
Ribeiro, que também é secretário geral d o Progressistas na Bahia, lembrou que viveu de perto a história de desenvolvimento da educação superior em Ilhéus e na região. Ele ingressou na FESPI, a con vite do diretor-geral Soane Nazaré, em 1980, como professor do Departamento de Ciências Jurídicas, e apoiou todas as lutas pel o fortalecimento da instituição.
Segundo afirmou, a Uesc simboliza uma ferramenta essencial para o dinamismo e progresso de nossa região. “Ninguém como gestor público, ou até mesmo como gestor corporativo, pode abrir mão da cooperação técnico-científica instalada na Universidade, que tem se destacado na Bahia e no Br’asil pela produção acadêmica e na área de pesquisa”, disse Jabes.
Salientou que como prefeito de Ilhéus sempre buscou contar com a presença de especialistas da Uesc na estrutura dos governos que dirigiu. Citou o próprio professor Soane Nazaré, que atuou como secretário municipal de Governo e diretor da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), e o reitor Antônio Joaquim Bastos da Silva, que foi secretário de Planejamento durante seu último mand ato como prefeito do município.
Assessoria de Comunicação (ASCOM)
Progressistas