Nos últimos anos, a Psicologia tem sido uma das áreas de atuação com maior expansão no mercado de trabalho, com novo impulso após a realidade social vivida na pandemia da covid-19. A Faculdade de Ilhéus, pioneira na oferta do curso de graduação em Psicologia no município, realizou solenidade de colação de grau de novos profissionais.

A cerimônia aconteceu no auditório Profª Adélia Maria Carvalho de Melo, no campus da faculdade, dia 12, sob a presidência do diretor-geral da instituição, professor Almir Milanesi. A mesa oficial contou com a presença do coordenador do curso de Psicologia, professor Lahiri Lourenço Argollo, da paraninfa da Turma 2023.1, professora Alba Mendonça Alves, do patrono da Turma, professor Marcos Lordão, e o assessor da diretora acadêmica, Paulo César Castro Xavier.

A oradora da turma foi a formanda Cristiane Bernardino dos Santos e Luna Argollo Barreto fez o requerimento de colação ao presidente da sessão. A formanda Mariana Cavalcante Lopes Massa conduziu o juramento profissional da Psicologia.

Na oportunidade, o diretor Almir Milanesi disse que “é preciso louvar a atuação dos psicólogos e psicólogas como profissionais indispensáveis à compreensão da mente humana e por ser uma profissão que se expande, constitui novas especialidades e se adequa aos processos de inovação tecnológica.”

Ele destacou também o trabalho de caráter social prestado à população de Ilhéus e região pelo curso de Psicologia, através da Clínica-Escola e de outras ações de extensão. Segundo informou Milanesi, somente no último semestre, a Clínica-Escola de Psicologia da Faculdade de Ilhéus realizou 700 atendimentos psicológicos, entre idosos, adultos, adolescentes e crianças. “Além de 218 triagens, 56 atendimentos na modalidade de plantão psicológico e 139 atendimentos na modalidade de avaliação psicológica”, ressaltou.