O diretor da Faculdade de Ilhéus, professor doutor Almir Milanesi,  presidiu a solenidade de formatura da nova turma de bacharéis do curso de Nutrição, realizada no último sábado, no auditório da sede da instituição, localizada no km 1,5 da rodovia Ilhéus-Olivença, zona sul da cidade.  Milanesi destacou as atividades de prestação de serviços nutricionais feitas pelos estudantes durante o período de graduação.

Na oportunidade, o diretor se referiu importância da profissão e enfatizou que “a atuação dos nossos bacharéis em Nutrição no mercado de trabalho torna-se fundamental para a promoção, manutenção e recuperação da saúde, e na prevenção de doenças, além de contribuir decisivamente para a segurança alimentar da população.”.

Por sua vez, a oradora da turma 2015.2, formanda Flávia dos Santos Farias, afirmou que “muitos entraram no curso com a ideia de seguir alguma área especifica da Nutrição, alguns continuaram com seus ideais e muitos foram descobrindo novos caminhos, novas áreas. Sei que descobrimos áreas de atuação que nem imaginávamos que um nutricionista pudesse atuar, e ficamos em êxtase em saber quão importante é essa profissão. Conhecido o caminho, haveria duas coisas a fazer: desistir ou continuar. Continuamos, e hoje, estamos aqui para celebrar formalmente o fim de uma etapa fundamental de nossas vidas.”.

Participaram da solenidade de colação de grau a representante do Cesupi – entidade mantenedora da Faculdade, Fátima Milanez Frisso,  a diretora acadêmica, Sandra Maria Agrizzi Milanesi, a coordenadora do curso de nutrição, professora Juliana Argolo da Silva, a patronesse da turma, professora Monita Fiori de Abreu Tarazi,   o paraninfo, professor Rodrigo Alves Bezerra, e o secretário acadêmico da instituição, Paulo César Castro Xavier.

O paraninfo Rodrigo Alves Bezerra também representou a professora Márcia Silveira Pereira, escolhida Amiga da Turma, na condução dos bacharelandos ao auditório Professora Adélia Melo. Ao se pronunciar,

Rodrigo aconselhou aos afilhados para que tenham humildade durante o percurso da nova profissão: “Somos humildes quando percebemos que somos como os cegos, limitados na nossa capacidade de perceber as coisas que estão bem diante de nós. E para ser humilde você precisa saber quem é e escolher servir aos outros. Minha esposa sempre tenta me alertar que o status e o poder não tornam uma pessoa importante. O que faz uma pessoa ser importante é sua capacidade de servir aos outros. Por isso uma pessoa se define pelo relacionamento que estabelece com outras pessoas.”.

O professor Rodrigo Bezerra apresentou parâmetros numéricos da profissão na Bahia e no Brasil, que possibilitam aos novos profissionais alcançarem sucesso por conta do mercado em ascensão, mas fez um alerta: “números não refletem o possível sucesso de um profissional. Por isso continuem a nutrir vossas mentes, vosso caráter… nutram vossa maturidade.”.

Bacharéis – O requerimento de colação de grau ao presidente da sessão foi feito pela formanda Adriana das Virgens de Souza e o juramento foi conduzido por Scárlati Brenda Dourado Barbosa. Além dos formandos citados, colaram grau: Camila Silva dos Santos, Caroline Virgílio Pinto, Danila Santana Silva, Jamile Vasconcelos de Oliveira, José Lucas dos Santos Nascimento, Lana Carolina Silva Pires Micheletto, Lucy Glads Bernardes Goulart Camelo, Michelle Ribeiro Reis, Neivaneide Oliveira Santos, Rafaela Matos de Oliveira e Stephanie Alexandrina Gillet.