A Faculdade de Ilhéus promoveu, este semana, um Simpósio de Gestão Empresarial que contou com palestras sobre empreendedorismo proferidas por Guga Stocco, Claudiana Figueiredo e Orlone Reis. O evento, realizado na noite dia 10, foi organizado pelos colegiados dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis, e contou com a presença do diretor-geral da instituição, Almir Milanesi, que coordena o curso de Ciências Contábeis, e da coordenadora de Administração, professora Cristiane Nunes.

O Simpósio de Gestão Empresarial da Faculdade de Ilhéus foi aberto pelo engenheiro Orlone Reis, responsável pelo programa Environment Leader da Cargill, que debateu sobre empreendedorismo social. Em seguida, a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, desenvolveu o tema “Inventando o futuro: reflexões para um mundo complexo”, e abordou o intenso stress social da atualidade, com repercussão no aumento do número de suicídios no Brasil e no mundo.

Claudiana chamou a atenção para o fato de que as empresas atualmente “não quebram mais por fazerem as coisas erradas, mas estão entrando no cenário de falência por fazerem as coisas certas durante um tempo longo demais. Se a gente faz essas mesmas coisas por muito tempo, isso provavelmente tenderá a que em muito pouco tempo nós não tenhamos mais sucesso”. Segundo ressaltou, as previsões da Singularity, maior universidade de futuro do mundo, que fica nos Estados Unidos, revelam que em 2022, as impressoras 3D vão conseguir imprimir roupas e materiais para montagem de casas e prédios. “Em 2024, as primeiras missões privadas para Marte serão lançadas, o número de voos de drones diários vai chegar a 10 milhões. Outra coisa que me chama à atenção em 2024, é que as vendas de veículos elétricos comporão metade das vendas totais dos automóveis”, alertou.

Inovação – Um dos mais destacados empresários na área de gestão digital no País, o empresário Guga Stocco falou sobre o tema “Inovação e Novos Modelos de Negócios” e salientou a velocidade como as coisas estão acontecendo com o avanço da tecnologia.  Ele apresentou alguns paradoxos e citou como exemplo a UBER, uma das maiores empresas do mundo que tem apenas três anos, enquanto para cursar uma Faculdade são necessários quatro anos. “Então, se você estivesse fazendo uma faculdade para ser motorista de táxi, como isso aconteceria?”, indagou.

Stocco também citou o WhatsApp como exemplo, e lembrou que o aplicativo foi vendido, há sete anos, por 22 bilhões de dólares, quando tinha 40 funcionários, enquanto a BR Foods tem mais de 100 mil funcionários e vale metade desse valor. “Vocês sabiam que Snapchat vale mais que a American Airlines, com todos os terminais e hangares no mundo inteiro, e que a American tem 120 mil funcionários e o Snapchat tem 400?”, questionou. Outro exemplo citado foi a Amazon, que hoje vale 1 trilhão de dólares, ou seja, três vezes mais do que o Walmart. A Amazon tem 340 mil funcionários e o Walmart 2,3 milhões de funcionários.

Ao defender que não funciona mais você prever um mundo do jeito que você conhecia, mostrou um vídeo do campeonato mundial de League of Legends, que teve uma audiência maior que a final da NBA nos Estados Unidos. Ele falou sobre o carro Model 3, da Tesla, 100% elétrico, maior pré-venda registrada no mundo, superior à do iPhone e do iPad. Contou a história do Facebook, cujo criador, Zuckerberg, acreditou nos News Feeds, rejeitou proposta de venda da empresa ao Yahoo, quando toda a diretoria pediu demissão, e hoje, vale de 140 a 150 bilhões de dólares. Starbucks e a TenCent, dona do WeChat chinês, também foram citadas como exemplo de inovação.

Para ele, é tanta coisa nova acontecendo, que tudo que você aprendeu já não serve mais, tem que aprender tudo de novo. Guga afirma também que “Risco não é ruim. Risco é bom. Quando você erra, você sabe que está errado. Qual é aproxima etapa? Corrigir. Agora, você pega o conhecimento do erro entre aspas e absorve no modelo e vai aprendendo cada vez mais. A sugestão que eu dou para vocês é de apertar o reset. Tudo que a gente fez até agora, esquece. Tudo que a gente tem relacionado à revolução industrial, esquece. Vamos começar a pensar na pessoa, se o que estou produzindo as pessoas vão gostar, etc.”, orientou o palestrante.

Guga Stocco disse que só a inteligência artificial vai movimentar 16 trilhões até 2030. Foi mostrada imagem de um chip Koniku, que em vez de usar silício, usa neurônios do rato, que crescem in vitro, e depois são colocados dentro do chip a uma temperatura que os neurônios sobrevivem.  Se colocar um chip desses na porta de uma sala, ele cheira as pessoas e fala se a pessoa tem câncer, ou se ela vai ter câncer em até 10 anos. Estão colocando esse chip no próximo ano no aeroporto de Los Angeles para identificar passageiros com resíduos de bomba. Citou a Memphis Meats, empresa que produz carne a partir da melhor célula do frango ou do boi desenvolvida em biorreatores, sem matar o animal. Ele também comentou que tem mais bitcoin (moeda digital) em circulação do que todo o valor em real e mais CPF negociando tokens no Brasil do que negociando na Bolsa.

Como executivo, Stocco gerenciou a equipe de desenvolvimento de novos negócios da Microsoft no Brasil por cinco anos, e como vice-presidente do site Buscapé, ele esteve envolvido em mais de 15 aquisições e gerenciou duas delas, aumentando o GMV total de R$ 12 milhões a R$ 1 bilhão em dois anos e meio. Stocco também participa de comitês consultivos de inovação em diversas organizações.