Envelhecer é um processo natural, mas ninguém gosta de “sentir na pele” as ruguinhas, linhas de expressão e manchas que surgem com o processo de envelhecimento.

Para minimizar os efeitos da idade, nada melhor do que conhecer as causas do envelhecimento precoce, pensando em maneiras de manter a pele mais bonita e renovada.

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

Entendendo mais sobre o envelhecimento precoce

Apesar do processo de envelhecimento ser natural para qualquer espécie animal, ninguém quer ficar cheio de manchas, rugas e linhas de expressão, certo?

Para minimizar os efeitos do envelhecimento precoce, é importante entender que os sinais da idade podem ser agravados com alguns fatores – e evitá-los podem te ajudar a driblar o envelhecimento precoce!

Para isso, vamos conferir as principais causas e agravantes do envelhecimento precoce?

Fatores que potencializam o envelhecimento precoce

  1. Exposição solar

Se expor ao sol sem a devida proteção é um dos principais fatores que desencadeiam o envelhecimento precoce, acentuando rugas e linhas de expressão.

Além de provocar tais sinais, a exposição solar pode causar manchas difíceis de serem tratadas.

E não é somente a estética que fica comprometida!

Sabia que o sol é um dos principais agentes capazes de modificar o DNA celular e causar câncer de pele?

Portanto, o uso de protetor solar deve fazer parte de sua rotina diária, garantindo saúde e qualidade de vida.

Além disso, dê preferência para marcas de confiança e produtos com altos níveis de proteção UVA e UVB – minimizando ao máximo os efeitos deletérios da radiação solar excessiva.

  1. Hábitos de vida ruins

Ter uma vida rica em hábitos ruins também pode prejudicar a estética corporal.

Hábitos como alimentação desequilibrada e tabagismo podem acelerar a formação de radicais livres, deixando a pele mais envelhecida.

Para driblar tais efeitos, é importante manter uma alimentação balanceada, ingerir muitos líquidos e não cultivar hábitos relacionados com o fumo e excesso no consumo de bebidas alcóolicas.

Além de tais fatores, estresse, sedentarismo e exposição constante à poluentes também interferem sobre a pele, aumentando os sinais da idade.

Para piorar ainda mais a situação, não são apenas as rugas e linhas de expressão que começam a surgir: as manchas de pele e flacidez aumentam da mesma maneira, causando ainda mais efeitos deletérios.

Desta maneira, procure viver uma vida mais equilibrada e livre de hábitos ruins, toda a saúde agradece!

  1. Falta de cuidados com a pele

Além da proteção solar, a falta de cuidados com a pele pode prejudicar toda a sua aparência.

Não limpar e não retirar a maquiagem para dormir podem ser mais prejudiciais do que se imagina!

Quando deixamos nossos poros cheios de impurezas, há a potencialização de rugas e linhas de expressão. As chances de surgirem os indesejáveis cravos e espinhas também aumentam exponencialmente.

Por esse motivo, é importante manter a rotina de cuidados diários com a pele, prezando pela saúde e beleza.

Dicas para evitar o envelhecimento precoce

Apesar do processo de envelhecimento ser natural, é possível contar com dicas aliadas do rejuvenescimento facial, mantendo a pele jovem e bem cuidada:

 

  • Mantenha uma rotina de cuidados diários para sua pele

Cuidados com a pele devem fazer parte de sua rotina diária, mantendo toda a estrutura saudável e bem tratada.

 

Os cuidados devem incluir:

  • Hidratação com produtos indicados para o seu tipo de pele;
  • Limpeza – pelo menos duas vezes ao dia;
  • Retirada da maquiagem todas as noites (usando demaquilantes específicos);
  • Uso de protetor solar de alta proteção – principalmente em áreas expostas ao sol;
  • E tratamento com dermocosméticos de sua preferência.

Dica extra:

Utilize os dermocosméticos ao seu favor, optando por produtos de qualidade e que possam ajudar no rejuvenescimento.

Fórmulas enriquecidas com ácidos e vitamina C podem ser muitos úteis, só não esqueça de consultar um dermatologista para garantir o tratamento correto.

  • Opte por tratamentos estéticos

Conte com tratamentos estéticos que podem fazer “verdadeiros milagres”, harmonizando o rosto e deixando a pele ainda mais jovem e bonita, como: preenchimento facial, radiofrequência facial e peeling.

O preenchimento com ácido hialurônico é um dos mais queridinhos quando o assunto é rejuvenescimento facial, mas também é possível contar com a aplicação de ácido poliático em alguns casos.

Além de realizar o preenchimento com ácido hialurônico, também é possível seguir o tratamento com cremes, melhorando toda a hidratação da pele.

Com a radiofrequência facial, é possível combater a flacidez do rosto e se livrar de rugas e linhas de expressão. Ela também pode ser usada para vencer a gordura localizada, sendo excelente para qualquer região do rosto.

Através do peeling, a pele é renovada, alcançando um rosto mais jovem e com menos imperfeições. Existem tratamentos físicos e químicos, tendo maravilhosos resultados para o rejuvenescimento da face.

  • Inclua alimentos antioxidantes em sua dieta

Além de ter uma dieta mais equilibrada, não esqueça de consumir alimentos antioxidantes. Além de serem ótimos para a saúde, diminuem os radicais livres produzidos pelo corpo – reduzindo os sinais da idade.

Capriche no consumo de: laranja, limão, kiwi, tomate, repolho, morango e caju.

  • Tome muita água

Grande parte dos sinais do envelhecimento são acentuados quando há falta de água em nosso corpo.

Com o passar da idade, é normal que os componentes percam água do espaço celular com mais facilidade, aumentando os sinais da idade.

Desta maneira, é importante manter a hidratação em dia, contando com um rico consumo de água – além do uso de cremes hidratantes externos, lógico!

O indicado é consumir ao menos 2 litros de água por dia, garantindo que os espaços celulares fiquem bem preenchidos e saudáveis – deixando as ruguinhas lá longe!

Outros aspectos importantes

Embora o envelhecimento seja um processo natural, alguns fatores podem desencadear sinais da idade de maneira precoce – comprometendo toda a estética!

         Para evitar rugas, manchas, linhas de expressão e flacidez antes do tempo, é importante ter uma vida saudável, evitando: tabagismo, alimentação desequilibrada, sedentarismo e estresse.

         Opte por hábitos saudáveis e benéficos para sua pele, como: cuidados de limpeza e hidratação diários, alimentação rica em antioxidantes e uso de proteção solar.

         Aliando os hábitos diários ao uso de dermocosméticos ou tratamentos específicos, é possível ter resultados incríveis: deixando os sinais do envelhecimento precoce bem longe! Aproveite!

Gostou do conteúdo de hoje sobre envelhecimento precoce? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!

photo

photo
Danielle Soares
Marketing Digital, AesCare
marketingdigital1@aescare.com
aescare.com