O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou que o governo estuda a possibilidade de permitir que uma parcela da multa rescisória do FGTS (fundo de garantia) possa ser usada como garantia em empréstimos consignados de trabalhadores da iniciativa privada.

A sugestão foi feita pelas próprias instituições financeiras no ano passado, enquanto Barbosa ainda estava no Ministério do Planejamento, segundo disse o ministro nesta sexta-feira ao encerrar sua participação no Fórum Econômico Mundial.

Barbosa frisou que a medida ainda não foi detalhada. “Não sabemos de quanto seria a parcela da multa que poderá ser usada, nem qual seria o impacto na taxa de juros.” Ressaltou também que não se trata de usar o fundo para consumo.

A ideia surgiu porque empréstimos consignados para servidores públicos subiram enquanto caíram os financiamentos para trabalhadores do setor privado, em razão do risco de demissão. Com a iniciativa, pessoas demitidas, mesmo que ainda não tenham um empréstimo consignado, poderão usar uma parte da multa para usufruir dessa modalidade de financiamento. Informações da Folha de S. Paulo.