Criada com a finalidade de oferecer um espaço para a promoção da cultura empreendedora, a Feira de Negócios e Oportunidades (Fenopo 2015) da Faculdade de Ilhéus realizou a sua décima edição, entre os dias 12 e 14 de novembro, na sede da instituição, e atraiu novos produtos desenvolvidos localmente. Durante o evento, aberto ao público, os visitantes e estudantes puderam conhecer, por exemplo, a água mineral Gabriela, engarrafada na região do Japu, zona rural de Ilhéus, a massa fixadora de blocos e o reboco texturizado, que é aplicado com o rolo, da empresa ilheense Doutor Fix – produtos de aplicação prática e resistente oferecido para o setor de construção civil.
O diretor geral da Faculdade de Ilhéus, professor Almir Milanesi, destaca que a Fenopo se constitui num espaço onde alunos empreendedores, principalmente, “têm a oportunidade de mostrar para a comunidade o seu produto, suas ideias e projetos, com a finalidade de consolidar a cultura empreendedora desenvolvida na instituição, facilitar a aplicação das teorias e conceitos apreendidos em sala e desenvolver habilidades e competências requeridas para o mundo do trabalho.”
Na edição deste ano, a Feira de Negócios e Oportunidades proporcionou a exposição de produtos e negócios de vários alunos. Do curso de Administração, participaram os alunos Calielane Almeida da Silva, com os Licores e Pão de Mel Sabor do Cacau; Anne Caroline Santos Nascimento, que mostrou o artesanato em EVA Pedacinho de Amor; Júlia da Silva Oliveira – Moda e Erótico Júlia Variedades; Sidney Ribeiro Gonçalves – Distribuidora de água mineral Água da Vida; Olavo Conceição, com produtos de moda íntima; e Adhara Representações
Do curso de Ciências Contábeis, a estudante Natália Luna e Silva apresentou o serviço de Limpeza de Pele a Domicílio, Neura Cíntia de Bonfim Carvalho a Suprimentos de Informática Virtual e Patrícia Santana Souza, as bolsas artesanais. As alunas de enfermagem, Silmaria Maria de Ávila Barbosa e Taiane Rios Fonseca apresentaram produtos de artesanato: a primeira, em crochê, e a segunda, em feltro. Do curso de Direito, Willian Passos dos Santos expôs o serviço de decoração de festas (Dany Festas) e Marcos Vinícius Amorim, moda praia e fitness.
Sustentatibilidade – A Fenopo 2015 foi coordenada pelos professores Robson Vidal e Maria Lúcia Leite. Este ano, além dos projetos de estudantes, foram disponibilizados espaços para os micro empreendedores individuais e para os movimento de economia criativas dos bairros Pontal e Hernani Sá.
Na abertura do evento, o palestrante Ricardo David abordou o tema Ecologia e Empreendedorismo. Ele afirmou que “as inúmeras oportunidades que existem hoje dentro do universo de tecnologia, de serviços e ações em prol de um desenvolvimento mais sustentável, não são feitas só por grandes empresas. Elas estão também ao acesso do pequeno empreendedor. Isso é importante porque a partir da ação empreendedora dele, pode gerar negócios rentáveis, e, obviamente, comungando com esse esforço mundial em prol da sustentabilidade. Isso é função também da micro e pequena empresa”, acrescentou.
Houve ainda palestra sobre e-commerce, com Guga Stocco. As atrações musicais foram realizadas com bandas que contam com a participação de estudantes da Faculdade de Ilhéus, a exemplo da Banda Via de Acesso, Banda Zara e Banda Chama Nós. A Fenopo contou com o patrocínio da Amo – Assistência Multidisciplinar em Oncologia, Art Zoom, Avatim Cheiros da Terra, FreeWifi Grátis, Gráfica Mesquita, Massas Doutor Fix, O Boticário, Prefeitura Municipal de Ilhéus, RCM Propaganda, Sebrae Ilhéus, Terceira Via Formaturas e Eventos, TV Santa Cruz, Unimed Ilhéus, Uniodonto e Vip Segurança.