Desta quinta-feira (11) a domingo acontece na Chapada Dimantina a Primeira Feira Literária de Mucugê (Fligê), com o apoio do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, participa da conferência de abertura do evento, que vai ocupar diversos espaços da cidade, realizando uma programação gratuita para o público.

Conferências, encontros, lançamentos de livros, com autores convidados dos mais variados horizontes literários e outros da nova geração, são algumas das atividades programadas para o evento, que, nesta primeira edição, irá homenagear o escritor baiano Afrânio Peixoto (1876/1947). Nascido em Lençóis, o escritor dedicou sua obra a narrar histórias da Chapada Diamantina. O tema em debate será “Histórias e Memórias: a lavra da palavra”.

“Com certeza, vai ser um sucesso. Com a Fligê, a Chapada Diamantina entra para o mapa dos eventos literários nacionais e mostra o amadurecimento cultural de uma região admirada por escritores como o romancista Afrânio Peixoto, que será o homenageado nesta primeira edição. Ler faz bem a alma, e incentivar a leitura é um dever de todos nós”, afirma Portugal.