O Festival de Cinema Baiano (Feciba) segue exibindo filmes produzidos nos últimos quatro anos por baianas/os, no Teatro Municipal de Ilhéus. Com o tema A esperança é uma flecha de fogo, esta oitava edição traz mais de 50 filmes nas Mostras Infantojuvenil, Identidades, Atualidades, Bahia Adentro e Acessibilidade, além da Mostra Competitiva de Curtas, que vai premiar produções a partir da escolha de júris técnico e popular. Acesse a programação completa em https://feciba.com.br/2024/
Idealizado em Ilhéus, o evento volta a ser presencial na cidade, se consolidando como uma vitrine para as produções de todo o estado, promovendo acesso a um cinema plural que valoriza narrativas baianas. As exibições são gratuitas e seguem até quarta-feira, dia 20 de novembro, feriado pelo Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
As Mostras foram iniciadas neste domingo (17), exibindo curtas-metragens e o longa Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges, um dos filmes brasileiros pré-selecionados a concorrer a vaga de Filme Estrangeiro no Oscar. A programação contou com um bate-papo com Milena Ribeiro, produtora de elenco do longa, e também com o diretor do curta-metragem Opá Ossain, Paulo Ferreira, e de Lamento às águas, Vilma Martins.
Ao longo dos próximos dias, os seguintes diretores e representantes das produções estarão presentes para bater papo com o público: Pedro Léo (Café, Pepi e Limão), Rodrigo de Luna Vieira (Receba!), Rayssa Coelho (Alice dos anjos), Plínio Gomes (Saberes Quilombolas), Pedro Anis (Tsuru), Dirceu Alves (Dinheiro), Igor Souza (Estamos Sozinhos), Gabriel Novais (Memórias), Victor Uchôa (Contragolpe), Marcelo Lima de Magalhães (Ode), Igor Oliveira (Yaya Zumba), Klaus Lopes Pontes (Solange Não Veio Hoje), Mateus Magno (Curacanga), Jayne Santos Oliveira (Guerreira de Fé), Meniky Marla (CALUIM), Rayssa Coelho (Sucata esperança).
O Feciba 8 também promoveu atividades formativas com oficinas e mesas gratuitas entre os dias 14 e 16 de novembro. Esta edição é uma realização da Voo Audiovisual e conta com patrocínio do Banco do Nordeste através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Governo Federal, e do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Superintendência de Fomento ao Turismo.
Festival de Cinema Baiano (FECIBA) – Considerado a vitrine do cinema baiano, ao longo das edições já realizadas entre 2011 e 2021, o evento vem se destacando como uma das principais celebrações da cultura cinematográfica na Bahia, alcançando um público total superior a 30 mil pessoas. Para mais informações, acesse: www.feciba.com.br
Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.