O Figueirense empatou com o Vitória em 2 a 2 pela Série B 2019. O Figueira saiu atrás, conseguiu a virada e sofreu o empate no final da partida, com gol de pênalti. Enquanto vencia, o Alvinegro chegou a ficar empatado em pontos com o Londrina, primeiro time fora do Z4. No entanto, segue na 17ª colocação, com o roteiro do jogo no Barradão lembrou um pouco o jogo passado, o empate também por 2 a 2 com o Criciúma. Desta vez, o Figueirense vencia com um gol de vantagem e era melhor, mas não conteve a pressão do adversário até o final.

Na 33ª rodada da Série B 2019, o compromisso seguinte, o Figueirense tem novo confronto direto de luta contra o rebaixamento. O Alvinegro encara o Vila Nova às 20h30min de terça-feira. No mesmo dia e horário, novamente no Barradão, o Vitória vai enfrentar o Brasil-RS.

O jogo

Como era de se esperar, os donos da casa foram para cima e o Figueirense começou o jogo na contenção. Não levava perigo. Quando o Vitória tentou, aos 10, Pegorari apareceu bem para espalmar o chute de fora de área de Lucas Cândido. O Figueira tinha dificuldade de encaixar uma jogada ofensiva. Porém, conseguiu deixar o jogo igual.

Então veio o primeiro chute a gol do Figueirense. Aos 28, Fellipe Mateus recebeu no fundo e, em vez do cruzamento, tentou surpreender Martín Rodriguez. O goleiro uruguaio espalmou para fora o chute cruzado.

O Vitória chegou bem aos 33, e encontrou o fundo das redes. A furada de Wesley no arremate após cruzamento rasteiro matou a defesa alvinegra e deixou Anselmo Ramon sozinho para bater pro gol e abrir o placar. Mas ele pouco comemorou. No lance seguinte, Fellipe Mateus bateu escanteio no primeiro pau e Luís Ricardo se antecipou para desviar e deixar tudo empatado novamente.

Minutos depois, o jogo ficou parado por alguns minutos. Foi identificado um furo nas redes da trave defendida por Pegorari. A situação foi contornada com esparadrapos. O Figueirense deixou o gramado com o sentimento que o triunfo no jogo deste sábado era palpável.

– Se imprimir o ritmo forte, provável que a gente consiga o segundo gol – disse Luís Ricardo antes do descanso no intervalo.

O Figueira voltou para o segundo tempo com uma mudança que seria determinante. Odilávio entrou na vaga de Jefferson Renan. O Vitória até incomodou nos instantes iniciais, mas cumprindo o que foi dito pelo lateral-direito, o Figueira virou – com Odilávio.

O atacante mandou emendou uma sobra com um balaço e comemorou o segundo tento alvinegro, aos 12. Na jogada seguinte, o Figueirense se safou de sofrer o empate. O cruzamento rasteiro teve finalização de Anselmo Ramon defendida à queima roupa por Pegorari e o rebote desperdiçado por Gedoz, que mandou por cima.

O Figueira ainda teve a chance de aumentar a vantagem aos 21. Odilávio construiu a jogada que deixou Breno em condição clara de marcar. Só não comemorou porque Martín Rodríguez defendeu. A dianteira no placar deixou o Alvinegro melhor: controlava o jogo e tinha confiança para a construção de jogadas.

Figueirense joga bem, mas fica no empate com o Vitória fora de casa
Divulgação/EC Vitória

(Foto: Divulgação/EC Vitória)

No entanto, a partir dos 30 minutos o Vitória passou a se atirar ao ataque e um contragolpe rendeu uma penalidade máxima contra o Figueira. Eron invadiu a área e recebeu contato de Pereira e Alemão. A arbitragem viu pênalti. Thiago Carleto bateu forte e a bola ainda passou embaixo de Pegorari. Aos 36, tudo igual outra vez e pela última vez.

Vitória 2 x 2 Figueirense

VITÓRIA

Martín Rodriguez; Jonathan Bocão, Ramon, Everton Sena e Thiago Carleto; Baraka, Lucas Cândido e Chiquinho (Eron); Felipe Garcia (Caicedo), Wesley (Felipe Gedoz) e Anselmo Ramon. Técnico: Geninho.

FIGUEIRENSE

Pegorari; Luís Ricardo, Pereira, Alemão e Conrado; Patrick, Tony (Kauê) e Fellipe Mateus (Victor Guilherme); Jefferson Renan (Odilávivo), Breno e Rafael Marques. Técnico: Pintado.

GOLS: Anselmo Ramon, aos 33 do primeiro tempo, e Thiago Carleto, aos 36 do segundo tempo (V). Luis Ricardo, aos 35 do primeiro tempo, e Odilávio, aos 15 do segundo tempo (F).

CARTÕES AMARELOS: Anselmo Ramon e Everton Sena (V). Pereira e Rafael Marques (F).

ARBITRAGEM: Dyorgines Jose Padovani de Andrade, auxiliado por Fabiano da Silva Ramires e Katiuscia M Berger Mendonça (trio do ES)

BORDERÔ: 13.498 torcedores para renda de R$ 203.200.

LOCAL: Barradão, em Salvador (BA).