Em reunião com o vice-presidente, Michel Temer, realizada na manhã de quarta-feira (15/03), deputados e senadores membros da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras, destacaram a importância da petrolífera para os investimentos em educação e saúde no país.

Para o presidente da Frente, deputado Davidson Magalhães (PCdoB-BA), a petrolífera é importante promotora de investimentos nesses setores e precisa ser fortalecida. “Por isso é preciso assumir a defesa do papel da Petrobras, pela sua destacada atuação na área de desenvolvimento tecnológico, da contribuição para a sociedade e pelo símbolo nacional que representa”, defende o parlamentar, lembrando que mesmo em meio à crise, a Petrobras bateu recorde na produção do pré-sal.

O vice-presidente Michel Temer, que está à frente da articulação política do governo, apontou para uma sintonia entre governo e parlamentares na defesa da imagem da Petrobras e na manutenção de importantes investimentos para o crescimento do país.

O país terá quase R$ 1 trilhão nos próximos 35 anos para investir em educação, em decorrência da autorização do governo para que a Petrobras explore entre 10 e 14 bilhões de barris de petróleo no pré-sal. Estes recursos são oriundos dos 75% dos royalties do petróleo, mais 50% do Fundo Social para a educação, previstos na Lei 12.858, sancionada em setembro de 2013.

De acordo com Davidson Magalhães “há uma tentativa de descaracterizar a Petrobras a partir do fim do regime de partilha na exploração do petróleo do pré-sal”. Segundo ele, a oposição tem investido para alterar a Lei 12.351/10, que obriga a empresa a atuar como operadora única desta camada e de participar de todos os consórcios com pelo menos 30%.

Estiveram presentes o presidente da Frente Parlamentar, Davidson Magalhães (PCdoB-BA), a líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o deputado Aliel Machado (PCdoB-PR), e as senadoras Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Fátima Bezerra (PT-RN).