Quatro anos após se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe profissional, o atleta paulista Gabriel Medina, 24, sagrou-se, nesta segunda-feira (17), bicampeão da World Surf League (WSL), a liga mundial.

Nascido em São Sebastião (SP), Medina superou o sul-africano Jordy Smith durante uma emocionante semifinal, disputada onda a onda. Com a vitória por 16,27 contra 15,83, Medina segue agora para a bateria final do Billabong Pipe Master, etapa disputada no Havaí e ainda não concluída.

Medina sagrou-se campeão porque, ao passar para a final, eliminou as chances matemáticas do segundo lugar no ranking, o australiano Julian Wilson, de alcançá-lo em número de pontos, mesmo que Wilson vença o campeonato.

Natural da praia de Maresias, no litoral paulista, Medina venceu seu primeiro título mundial em 19 de dezembro de 2014, nesta mesma onda havaiana. Ao deixar a água após vencer Smith, Medina foi cercado pela torcida, amigos e parentes que acompanhavam a bateria da areia. O brasileiro disse que 2018 foi um ano intenso, durante o qual teve que trabalhar muito.

“Estou muito feliz. Não tenho palavras”, resumiu Medina, que ainda pode vencer o Pipe Master, já que vem tendo um bom desempenho ao longo de todo o campeonato e é um dos favoritos nas ondas tubulares de Pipeline.

Outro brasileiro que sai consagrado do Havaí é o guarujaense Jessé Mendes, 25. Com a derrota de Jordy Smith, Mendes é o campeão da tradicional Tríplice Coroa Havaiana – trinca de campeonatos que ocorrem durante a temporada de ondas no Havaí, durante o mês de dezembro. Em entrevista à WSL, Mendes declarou ser difícil de acreditar que conquistou o prestigiado título, disputando contra os melhores atletas do mundo.