O advogado do ex-ministro Geddel Vieira Lima, Gamil Föppel, em entrevista ao apresentador José Eduardo, na Rádio Metrópole, descartou a possibilidade de o peemedebista fazer delação premiada, com o intuito de reduzir uma possível pena em caso de condenação. “Não tem o que delatar. Rigorosamente, não tem envolvimento de Geddel nesse tipo de procedimento”, disse Föppel.

Föppel disse ainda que Geddel prontificou-se a depor. “(O pedido para ser ouvido) foi formalizado com protocolo e ele não foi ouvido em momento algum. Agora, ele já esta preso há dois dias e também não foi ouvido”, diz.

O ex-ministro foi preso preventivamente na segunda-feira (3) pela Polícia Federal, no âmbito da Operação ‘Cui Bono’, após decisão do juiz federal da 10ª Vara, Vallisney de Oliveira. O magistrado usou informações fornecidas em depoimentos recentes do doleiro Lúcio Bolonha Funaro, do empresário Joesley Batista e do diretor jurídico do grupo J&F, Francisco de Assis e Silva para justificar a prisão. Segundo Vallisney, Geddel tentanva obstruir a justiça.

Föppel teceu críticas aos veículos de imprensa que não teriam informado trechos de delação de Joesley que beneficiariam o ex-ministro. “Joesley, na delação dele, diz que nunca deu propina a Geddel. Porque nenhum veículo divulgou isso? A quem interessa não divulgar?”, indagou.