O jornal O Globo informa que depois de definir que os comandos da Codevasf e do Dnocs continuariam sob o controle do Centrão, o Palácio do Planalto deve começar a distribuição de cargos do segundo escalão do governo nos estados após o carnaval.

Entre os órgãos mais cobiçados estão o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Dnit, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra.

Segundo O Globo, o governo aguardou a organização das bancadas após a posse no Congresso para que os cargos fossem distribuídos. A expectativa é que também seja realizada a distribuição de postos secundários nas coordenadorias regionais da Codevasf e do Dnocs.

“Embora essas autarquias com braços estaduais e regionais estejam ligadas ministérios, muitos deles comandados por partidos aliados, a diretriz definida por Lula é que as legendas não controlam todos os cargos que estão sob o guarda-chuva de suas pasta”, disse o jornal.

As indicações são negociadas diretamente com o Ministério das Relações Institucionais, de Alexandre Padilha, para então serem encaminhadas à Casa Civil, responsável por verificar se há restrições legais para as nomeações.