O Grupo Cultural Art ́Mandaia, através do “Projeto TÔ DE BOA, TÔ DE BOAL”, lança neste sábado (19) às 10 horas da manhã, o curta-metragem de ficção “PORTAS”, no canal do Youtube do Art’Mandaia. Primeiro trabalho de ficção dirigido por Lúcio Lima, o filme mostra um dia decisivo na vida da empregada doméstica Joelma e reflete sobre questões que atingem a comunidade negra antes e durante a pandemia.

“Depois de dirigir dois documentários, desta vez aceitei o desafio de dirigir esta ficção com roteiro meu e de Roberto Salles. O objetivo é dar voz às comunidades negras para que estas falem de suas dores e seus anseios desde antes da pandemia”, declara o diretor Lúcio Lima.

Ambientado no Brasil da pandemia, o filme PORTAS tem como protagonista a estreante a atriz Evellin Souza, e ao longo dos 19 minutos narra a história de Joelma, uma mulher negra, empregada doméstica, que levanta para cumprir mais um dia de trabalho na casa da patroa que acabou de chegar de uma viagem à Itália. Entre muitos cômodos, portas são abertas e situações vêm à tona, para além da rotina de afazeres. Diante dos olhos perplexos da protagonista, espectros revolvem histórias de dores, violências e negligências que clamam por mudanças e exigem atitude.

Produzido pelo Grupo Cultural Art’Mandaia, o curta-metragem é resultado do Projeto “TÔ DE BOA, TÔ DE BOAL” que ofereceu oficinas de improvisação, cenografia, figurino e maquiagem e teve a preparação dos atores desenvolvida a partir do treinamento em técnicas do Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

O filme será exibido no canal do Youtube do Grupo Cultural Art’Mandaia neste sábado (19) às 10 horas da manhã e pode ser visto por este link https://www.youtube.com/channel/UCC_tzsg7-0_r6djm6APWe-Q