Na semana passada, a Câmara de Vereadores de Ilhéus realizou uma Audiência Pública para debater políticas de valorização e incentivo aos segmentos da Cultura e do Turismo do município. Hoje, o Grupo de Trabalho formado a partir da iniciativa, se reuniu pela primeira vez e se debruçou sobre um minucioso trabalho que visa sintetizar as ações propostas e executá-las na prática. A ideia, de acordo com o propositor da iniciativa, o vereador Alzimário Belmonte, o Gurita (PSD), é que, a partir deste trabalho possa se definir o que deverá ser proposto por seu mandato, em forma de indicações, requerimentos e Projetos de Lei.

As ideias, de fato, começaram a ser vislumbradas. Presidente da Associação dos Cabaneiros da Praia do Sul, o chef Jorge Fonseca apresentou a proposta de se criar, no mês de agosto, um festival gastronômico, oferecendo aos visitantes pratos com iguarias criadas pelo escritor Jorge Amado em sua obra literária. A filha de Jorge, Paloma Amado, tem uma publicação dedicada à “gastronomia literária” do escritor, que serviria de inspiração para donos de cabanas e restaurantes da cidade.

“Porque não? É uma ideia que devemos avançar”, revela Jorge. Para isso, o grupo entende que é preciso que o município crie um calendário de atividades voltadas para o Turismo, promovendo um planejamento antecipado sobre o que a cidade pode oferecer para atrair os visitantes. “Pensamos este festival gastronômico para agosto, que é o mês de aniversário do escritor”, sugere.

A cantora e compositora Laís Marques é mais uma integrante do grupo de trabalho. Ela acredita que estas reuniões semanais reascendem uma esperança da classe artística de Ilhéus. “É que saímos da teoria para a ação. Saimos do discurso repetitivo e vamos para as demandas reais”, justificou. Para a artista, quando o Grupo de Trabalho começa a atuar e há uma frequência de encontros, os dois segmentos envolvidos na iniciativa passam a ter a possibilidade de cobrar mais ação ao poder público.

O Grupo de Trabalho volta a se reunir na próxima quinta-feira (26), às 9 horas, no Plenário Gilberto Fialho, para dar seguimento à organização e planejamento das ações técnicas e políticas que beneficiarão dois segmentos considerados extremamente importantes para a economia de Ilhéus.