Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ilhéus iniciaram na manhã da última quinta-feira (26), o treinamento com arma de fogo, que compõe o último módulo da capacitação continuada, realizado no Clube de Tiro Dragão das Águas. De acordo com Leonardo Bandeira, comandante da GCM, a gestão atual tem investido na segurança, modernizando da corporação e oferecendo melhores condições de trabalho aos guardas municipais.

“A gestão do prefeito Mário Alexandre trouxe valorização e inovação, além de mantém firme o plano de valorização do servidor e principalmente da Guarda Municipal. Ilhéus é o primeiro município da Bahia a oferecer formação continuada aos agentes civis municipais e isso revela que estamos avançando na proposta de uma segurança integrada”, destacou.

Corporação armada – O comandante explica ainda que na primeira etapa do módulo, 20 guardas municipais participaram da instrução. O comandante da GCM ressalta ainda que todos possuem o curso básico de tiro. “Essa é uma das etapas que vai permitir o porte institucional. A estimativa é de que até novembro a corporação esteja armada para garantir a segurança no âmbito municipal”.

A instrutora de tiro Elma Thiana Eloy foi responsável pelas aulas realizadas com a primeira turma. “O treinamento requer que os agentes sejam precisos quanto à regra de segurança e ao disparo. A evolução do tiro é necessária para que o guarda tenha habilidade geral no uso do armamento. É de grande relevância social o papel que a Prefeitura assume ao investir na qualificação dos servidores da área de segurança. Esperamos as próximas turmas”, pontuou.

Moraes, corregedor da GCM explica que o curso habilita o profissional a agir dentro da legalidade e dos princípios constitucionais que regem a segurança pública do País. “A aula prática dá continuidade ao curso de capacitação, que visa auxiliar os guardas civis municipais no manuseio com armamento de fogo, para que os mesmos possam lograr êxito em suas funções e manusear a arma de forma precisa e inteligente”.

Além disso, conclui o corregedor, “a iniciativa adotada pela GCM de Ilhéus avigora a credibilidade e a confiança no trabalho prestado pelos agentes, além de elevar a autoestima dos profissionais”. A capacitação continuada faz parte da requalificação dos agentes. Os módulos seguem a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça.