Com o objetivo de garantir a qualidade a eficiência no atendimento à população, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), inaugura a nova Central de Monitoramento Eletrônico, nesta terça-feira (12), às 10 horas, que leva o nome do capitão PM Nerivaldo Henrique Silva Fonseca. A unidade, que está instalada na Base da divisão, situada à Rua Quatorze de Agosto, s/n, tem o objetivo de empreender um trabalho conjunto com as polícias Militar e Civil, e demais entidades que compõem o Gabinete de Gestão.

O comandante da GCM, Leonardo Bandeira, ressalta que o sistema de videomonitoramento reduz os índices de criminalidade. “Filmar os prédios públicos e logradouros o tempo todo oferece mais segurança aos moradores e ao patrimônio público, permitindo reconhecer e punir os infratores. A divisão, que conta com uma equipe formada por analista de sistemas, cientista em computação, eletrotécnico e técnico em informática, vai prestar diversos serviços de segurança e prevenção, pelo telefone 153, em horário administrativo”, disse.

Central – Ainda de acordo com o comandante, a Central fará o monitoramento de 26 câmeras de média resolução em prédios, ruas e locais públicos, além de 70 sensores de presença instalados em unidades de saúde e escolas municipais. “A Central é o cumprimento da promessa feita pelo prefeito Mário Alexandre, que vem priorizando a segurança e a qualidade de vida dos nossos agentes. Mais seis guardas civis serão capacitados nos cursos de Sistema de Circuito Fechado e Operações em Rádio”, completa Bandeira.

O investimento do equipamento é todo municipal e o sistema de captação de imagens possui sala com TV’s, monitores e computadores conectados 24 horas, além das câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. Todas as imagens registradas pelas câmeras ficarão arquivadas no banco de dados da central. Além dos pontos já em funcionamento, outros equipamentos serão instalados em outros prédios públicos. Ao todo, a Central possui espaço para 25 postos com câmeras e 300 com sensores.