Homens armados mataram 19 pessoas na noite de domingo em um ataque a um local clandestino de briga de galos no oeste do México, disseram autoridades.

Os assassinatos ocorreram em Las Tinajas, no Estado de Michoacán, onde o poderoso Cartel Jalisco Nova Geração (CJNG) luta contra gangues locais pelo controle das rotas de drogas.

Dezesseis dos mortos eram homens e três mulheres, e as autoridades estavam tentando descobrir quem foi responsável pelos tiros, relatados às autoridades por volta das 22h30 (horário local), disseram promotores estaduais de Michoacán em um comunicado.

Todas as vítimas tinham ferimentos a bala, e os investigadores estavam verificando os relatos de que várias outras pessoas ficaram feridas e foram levadas ao hospital, acrescentou a nota.

Michoacán há muito tempo é uma das áreas mais violentas do México e, no mês passado, os Estados Unidos suspenderam temporariamente os embarques de abacates do Estado depois que inspetores norte-americanos receberam ameaças. A suspensão foi posteriormente retirada.

Manuel López Obrador assumiu o cargo no final de 2018, prometendo pacificar o país, adotando uma abordagem menos conflituosa para lidar com o crime organizado.

Fonte: Reportagem de Frank Jack Daniel, em Londres