O Hospital Vida Memorial, situado próximo ao Terminal Rodoviário Urbano de Ilhéus, no centro da cidade, inaugurou ontem (24), um espaço de pronto atendimento (SUS) com ambientação lúdica para bebês, crianças e adolescentes com capacidade para atender cerca de 100 pacientes em pediatria. A ampliação busca oferecer serviços personalizados para este público e possibilita a realização de protocolos que evitem a internação de casos de baixa complexidade garantindo a desospitalização.

O local foi desenhado e caracterizado de forma lúdica com decoração especial para receber os pacientes, além de permitir que ao entrar no pronto-socorro as crianças e adolescentes sintam-se em um ambiente descontraído e familiar. A nova área dispõe de alta tecnologia, está apta a realizar procedimentos de urgência e emergência, e conta com profissionais capacitados especialmente para atender este público. O pronto atendimento é coberto por consultórios exclusivos, salas de atendimento de emergência, medicação, inalação e observação.

Evolução da saúde – Durante o ato, o prefeito Mário Alexandre parabenizou os administradores, ressaltando a parceria firmada com o Município. “Vejo que finalmente agora, a população entendeu a nossa proposta em fazer evoluir a saúde em nossa cidade. Além das parcerias com o Vida Memorial e Governo do Estado, recuperamos 10 postos de saúde e mais nove que estão em reforma. Novos investimentos estão chegando e certamente celebraremos a meta da cobertura da atenção básica que é de 70 por cento”, salientou.

O médico Francisco Sampaio é um dos diretores do hospital. Na oportunidade, o gestor ressaltou a importância da população que depende dos serviços SUS poder contar ainda com uma unidade preparada para atender crianças de outros municípios pactuados na área de saúde pública. “Nos empenhamos para equipar esta unidade com a melhor qualidade possível para o atendimento infantil, portanto, estão de parabéns as secretarias estadual e municipal de Saúde que desenvolvem um trabalho sério na saúde municipal”, comentou.

Além do pronto atendimento, a unidade conta com 20 leitos, dois ambulatórios, exames de raio x, tomografia, laboratoriais e duas salas equipadas para pequenas intervenções cirúrgicas. O atendimento é realizado 24 horas por dia, sete dias por semana.

Se fizeram presentes na solenidade, os secretários municipais Geraldo Magela (Saúde), Gil Gomes (Governo); Hélio Ricardo (Comunicação); Eliane Oliveira (Educação); coordenador da Central de Regulação, Fábio Mantena; diretora da atenção básica, Érika de Jesus, o diretor do Hospital São José, dr. Eusínio Gesteira e diretor-executivo do hospital, Valter Vieira de Oliveira Júnior.