Em uma videoconferência realizada ontem, Ilhéus foi elogiada pela coordenadora regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo, como uma cidade melhor para empreender e viver, sendo referência para estimular a criação de um Sul da Bahia diferente, mais empreendedor. Presente no encontro online, o prefeito Mário Alexandre enalteceu a parceria com o Sebrae Bahia e reforçou o empenho conjunto para que Ilhéus, no programa cidade empreendedora, fomente cada vez mais iniciativas para impulsionar o desenvolvimento regional. O prefeito mostrou a importância da iniciativa ser expandida para outras cidades, e colocou-se à disposição para contribuir com as associações dos municípios da região cacaueira.

“Nossas portas estão sempre abertas para dialogar com o Sebrae, entidades privadas e públicas. A equipe do Sebrae, com a expertise, experiência e informações importantes, continua nos ensinando muito a fazer a diferença, para da melhor forma possível, trabalharmos para recuperar nossa economia, estimular ainda mais os nossos microempreendedores, microempresários e a classe empresarial como um todo. Precisamos trabalhar em curto prazo para ajudar nossa comunidade, principalmente o setor turístico que tem sofrido muito com a pandemia”, destacou o prefeito Mário Alexandre, que agradeceu ao superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, à Claudiana Figueiredo e à gerente de Ambiente de Negócios do Sebrae Bahia, Cecília Miranda, presentes na videoconferência.

“Ilhéus é uma cidade importante para a Bahia. A gente entende que o que faz esse projeto acontecer, é o empenho do município”, destacou Cecília Miranda. Ela explica que uma das iniciativas do programa Cidade Empreendedora é a criação de um comitê gestor para a elaboração de um plano de ação customizado para a cidade, capaz de entender todas as necessidades e como Ilhéus está caminhando. Tudo o que integra o programa estará registrado em sistema para o acompanhamento do poder público municipal.

Grupos de trabalho com eixos como educação empreendedora, compras públicas, abertura e licenciamento de empresas no município são propostos pelo Sebrae Para Ilhéus. Outra iniciativa é um trabalho com a gestão através de uma rede de atores, para formação e cursos voltados para secretários e agentes de desenvolvimento. A proposta para a sala do empreendedor, já consolidada em espaço da Prefeitura, tem o objetivo de congregar todos os serviços acessíveis num único local. Também está sendo pensada uma sala digital, onde os usuários podem acessar os serviços de forma online, principalmente diante das novas necessidades impostas pela pandemia.

No programa, professores de Ilhéus podem ser capacitados com cinco vídeo aulas do 6º ao 9º ano, e de forma personalizada, com plano de exercício para trabalhar o empreendedorismo. Um mapeamento das compras de Ilhéus será feito com os itens que podem ser comprados e o olhar voltado para o que os fornecedores oferecem, dentro do eixo compras públicas. Em abertura e licenciamento de empresas no município, todo o passo a passo do licenciamento automático e trabalho de risco serão trabalhados.

Texto: Anna Karenina de O. Vieira- Secom/PMI

Foto: Clodoaldo Ribeiro – Secom/PMI