A cidade de Ilhéus, nos últimos sete anos, viveu uma era de transformação notável. Essa mudança foi marcada por avanços substanciais na infraestrutura e nos serviços de saúde, evidenciados em projetos significativos como a construção da ponte, a implementação do Porto Sul, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), o Hospital Costa do Cacau, o Hospital Materno Infantil e a recente inauguração da policlínica.

Essa era de crescimento exponencial tem suas raízes em uma colaboração frutífera e estratégica. O Prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, trabalhando em conjunto com a equipe de Rui Costa, Wagner, Otto, e mais recentemente, Jerônimo Rodrigues, além do apoio vital do Governo Federal sob a liderança de Lula, foram peças chaves neste processo. Mário Alexandre, com sua habilidade, inteligência e humildade política, desempenhou um papel fundamental no estabelecimento dessas parcerias essenciais.

Um marco dessa habilidade política foi a aliança com o PSB para a reeleição em 2020, uma estratégia que garantiu um triunfo retumbante para Mário Alexandre. Em 2022, essa dose de habilidade foi novamente empregada para reunir forças na região na eleição da Deputada Estadual Soane Galvão, fortalecendo a aliança com o PSB e reafirmando o compromisso com a continuidade do projeto.

A sucessão política, com suas nuances e desafios, é um processo comum em muitos países, estados e cidades. A chave para uma transição bem-sucedida em Ilhéus é a UNIDADE. Será necessário um esforço coletivo, sob a liderança de Mário Alexandre. O nome do sucessor surgirá no tempo adequado, dentro de um contexto coletivo. O mais importante é garantir a continuidade do projeto político partidário que posicionou Ilhéus como o motor da região sul, mantendo a sinergia entre os governos municipal, estadual e federal. O nome do sucessor será, em última análise, apenas a “cereja do bolo” de um projeto que vai além das individualidades: o projeto é Ilhéus.