Em uma comunidade, a liderança surge como uma necessidade imperiosa na condução das reivindicações, nas discussões dessa comunidade e no auxilio às pessoas que residem no Bairro a exercerem sua cidadania de modo ativo.

O líder Comunitário é importante no contexto do desenvolvimento local de uma comunidade. Em prol da qualidade de vida, trabalho e renda. E, em Ilhéus um líder se destaca por sua atuação, por sua garra e projetos em benefício da coletividade. Esse líder é Edinei Portugal. sujeito simples, humilde mas, acima de tudo, correto, trabalhador e prestativo.

O ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro do Basílio e líder comunitário em Ilhéus, Edinei Portugal, tem sido um exemplo de resistência e perseverança junto a sua comunidade sofrida e esquecida pelo poder público municipal.

Quando presidente da Associação lutou e conseguiu a reforma do Posto de saúde; reforma e construção de mais duas salas de aula no Colégio do Basílio, e por diversas vezes conseguiu serviços de tapa buraco e manutenção de logradouros locais, a exemplo das Ruas Dom João XXIII e Nossa Senhora da Conceição. Edinei Portugal realizou diversos mutirões em várias travessas, bem como no Cemitério.

Mesmo sem mandato Edinei não para de lutar. Desde o ano de 2017 vem apoiando e participando de mutirões contra a Dengue. Somente em 2018 através de ações voluntárias, o líder comunitário encaminhou e ajudou pessoas a resolverem pendências com Registro Geral e outros documentos, e muitas das vezes custeando do seu próprio bolso.

“Edinei Portugal é  imprescindível como líder comunitário e representante d’aquele Bairro, para o desenvolvimento local e municipal. Conheço a luta de Edinei e ele merece a gratidão e o reconhecimento dos moradores do Basílio, do Malhado e do povo de Ilhéus”, afirma Paixão de  Ilhéus, ex-Administrador do ex-bairro do Malhado.