Após análise criteriosa, a cidade de Ilhéus passa a integrar a Rede Urban95 Brasil, iniciativa desenvolvida pela fundação holandesa Bernard Van Leer em parceria com o Instituto Cidades Sustentáveis e a Rede Nossa São Paulo. A inserção se deu principalmente pelo fato do município possuir uma liderança comprometida com a agenda, apresentar ações e priorizar políticas públicas voltadas à primeira infância.

Com a participação, a secretaria executiva da Rede Urban95 Brasil apoiará tecnicamente a cidade no diagnóstico detalhado sobre a primeira infância; consultoria para aprimoramento de políticas e programas oferecidos por especialistas e suporte para uma campanha de mudança de comportamento, com foco na melhoria da qualidade das interações entre cuidadores, bebês e crianças pequenas.

A cidade também passa a contar com o apoio para a construção, implementação e monitoramento de planos municipais direcionados à primeira infância e formação e desenvolvimento de narrativas de comunicação com grupos locais de jornalistas e comunicadores da sociedade civil para fomentar e estimular pautas relacionadas à proposta.

“A inclusão de Ilhéus na rede é o reconhecimento do trabalho que visa condições materiais propícias ao desenvolvimento infantil. A Prefeitura é aberta ao diálogo e dentro dessa perspectiva temos avançado com engajamento dos segmentos na tomada de decisões favoráveis a toda comunidade, com atenção redobrada às nossas crianças”, frisou Mozart Aragão, secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

O número 95 faz referência à altura média de uma criança saudável aos três anos de idade, período denominado como primeira infância. As cidades de Boa Vista (RR), Recife (PE) e São Paulo (SP) são pioneiras da Rede Urban95 Brasil. Agora, se juntam a elas Ilhéus (BA), Aracaju (SE), Brasileia (AC), Campinas (SP), Caruaru (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Jundiaí (SP), Niterói (RJ), Pelotas (RS) e Ubiratã (PR).