A Prefeitura de Ilhéus, ao acompanhar o cronograma de execução de obras, verifica vinte obras existentes no município, sendo oito de infraestrutura urbana, oito para a educação e esporte e mais quatro para a saúde.

De acordo com a secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), na área da Educação e Esporte, são realizadas as manutenções em escolas municipais como a Gisélia Soares (99%), IME da Princesa Isabel (35%), Nelson de Oliveira (99%), Banco da Vitória (95%), Temístocles Andrade (30%), construção da nova escola em tempo integral no bairro da Barra de Itaípe e o novo complexo esportivo que está sendo construído no Malhado, ambos na fase de terraplanagem. A obra do Centro de Esportes Unificado (CEU), conta com 20% de execução e aguarda retomada após repasse federal.

Na área da infraestrutura urbana, a Seinfra informa que estão em andamento a contenção e escadaria do Alto do Coqueiro, que conta com 30% de avanço; a requalificação da Praça Santa Rita, do bairro da Conquista, com 95% de conclusão; e a primeira etapa do fechamento do Canal do Malhado, com 90% de execução.

A Seinfra informa que em razão da liberação dos novos repasses federais, a requalificação da Marquês de Paranaguá será retomada no dia 9 de agosto, enquanto que a pavimentação da rua Ouro verde, no Basílio, será retomada no dia 16 de agosto. Ambas contam com 48% de avanço físico. Já a contenção Alto do Nerival, encontra-se com 27% de conclusão, e aguarda retomada após novos repasses federais. Já os mirantes da Piqueira e do Plano Inclinado, na Conquista, contarão com novos brinquedos previstos no projeto, a serem instalados.

Na saúde, estão sendo realizadas as manutenções dos postos Herval Soledade e de Ribeira das Pedras, ambos com 30% de andamento, e de Castelo Novo, com 35% de conclusão. A construção da UPA da zona Norte tipo II, na Avenida Esperança, se encontra na fase de levantamento dos pilares.

A Seinfra informa que as obras da rua Ouro Verde, a contenção e escadaria do Alto do Coqueiro, da contenção do Alto Nerival, da Marquês de Paranaguá, da Praça Santa Rita, dos mirantes da Conquista e do Centro de Esportes Unificado (CEU) são provenientes de convênios entre o município e ministérios, realizadas com recursos federais e contrapartidas municipais. Já as obras do novo complexo esportivo no Malhado, da nova escola em tempo integral e da UPA tipo II da Esperança, são frutos da parceria com o Governo do Estado. As demais obras contam exclusivamente com recursos próprios.

..