O ex-vereador da Câmara de Ilhéus, Luiz Carlos Escuta, PSD, protocolou em outubro último, projeto indicativo solicitando ao poder executivo, revitalização do Belvedere e do Obelisco Dois de Julho, situado ao final da Avenida Soares Lopes, em direção a Catedral de São Sebastião, no centro da cidade de Ilhéus. Finalmente, o Jornal do radialista teve conhecimento que o projeto já se encontra na secretaria competente e, logo esta demanda será atendida pelo prefeito Mário Alexandre. “O local é um espaço culural e, principalmente turístico, que se encontra no planejamento da prefeitura de Ilhéus. Apoiamos e confiamos na gestão do prefeito Mário Alexandre”, afirma o propositor.

O obelisco de Ilhéus é um monumento comemorativo, típico do Antigo Egito, constituído, de um pilar de pedra em forma quadrangular alongada e sutil, que se afunila ligeiramente em direção a sua parte mais alta, terminado com uma ponta piramidal.

(Outubro/2020), foto Zêu Coêlho

Em 1822, os conflitos contra a presença portuguesa em solo brasileiro acirraram-se sobremaneira. Na Bahia, a luta armada encontrou seu desfecho em 2 de julho de 1823, consolidando a Independência da Bahia e consagrando personagens como Joana AngélicaMaria QuitériaCipriano Barata e Pierre Labatut.

Obelisco e Belvedere (década de 1960).

A partir de então, esse evento passou a receber diversas homenagens, a exemplo do batismo de ruas, praças e avenidas com temas alusivos à principal data comemorativa da Bahia. Em Ilhéus, a construção da Avenida e do Obelisco ao Dois de Julho cumpria o papel de reverenciar os vultos e comemorar as conquistas de 1823.

*Obelisco e Belvedere (2 de julho de 2012).
Foto destaque e registro: Danilo Marques.

A iniciativa de construção do monumento partiu do intendente Mário Pessoa que, no dia 2 de julho de 1925 lançou sua pedra fundamental, justificando-o como o maior “preito de gratidão que o governo prestava aos grandes vultos da Independência. A intenção era manter viva no município a memória sobre o evento histórico, transmitindo às gerações futuras o nome dos heróis do 2 de Julho.

Ex-vereador Luiz Carlos Escuta