Abril é um mês marcado pela conscientização do autismo, um transtorno que afeta muitas famílias ao redor do mundo. Em Ilhéus, a cidade não apenas reconhece esse período como fundamental, mas também se orgulha de anunciar uma série de atividades especiais voltadas para a compreensão e apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com o tema “Entender para Sentir”, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Seduc), promove uma ação de conscientização durante o “Abril Azul”, com atividades extra-sala.

O CRIE (Centro de Referência e Inclusão Educacional) é o braço da Seduc que tem liderado essas iniciativas, demonstrando um compromisso real com a inclusão. Durante os dias 10, 11 e 12 de abril, as areias da praia do sul tornou-se palco de momentos de interação entre os familiares e alunos assistidos com TEA, junto à equipe multifuncional da Seduc.

Esses encontros não apenas promovem a compreensão sobre o autismo, mas também fortalecem os laços de apoio e solidariedade dentro da comunidade. “É importante oferecer apoio e compreensão  e não rotular ou julgar. Essa mensagem ecoa através das atividades realizadas, reforçando que a inclusão é a chave para uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou a secretária da pasta, Eliane Oliveira.

O “Abril Azul” não é apenas um mês de conscientização, é um lembrete do compromisso contínuo de entender, celebrar e apoiar uns aos outros. É um lembrete de que juntos, podemos criar um futuro onde todos tenham seu lugar.

*Texto em colaboração com a Seduc