Um novo suporte para atender as demandas de média e alta complexidade no município de Ilhéus. Resultado do trabalho comprometido da gestão do prefeito Mário Alexandre, a pactuação de 46 leitos de retaguarda trará benefícios significativos para a população local. Conforme a Prefeitura, serão implantados 36 leitos clínicos para assistência adulto no Hospital São José e 10 leitos pediátricos no Hospital Santa Dulce dos Pobres, antigo Hospital Vida Memorial.

A informação foi publicada na portaria nº 275, de 20 de março de 2023, disponível no Diário Oficial da União. Na última sexta-feira (19), o Conselho Municipal de Saúde se reuniu com equipes da Secretaria de Saúde (Sesau) e dos hospitais conveniados para definir questões contratuais e dar o parecer favorável à implantação dos novos leitos.

O Plano de Ação Regional da Rede de Atenção às Urgências e Emergência integra os governos federal, estadual e municipal. Neste ano, serão aplicados cerca de R$ 3 milhões para custeio dos serviços, com contrapartida da Prefeitura.

leitos retaguarda; sesau; saúde

“É mais um investimento para cuidar do nosso povo. Com apoio do Governo do Estado e do Governo Federal estamos fortalecendo a nossa rede e reforçando a estrutura de internação para garantir um atendimento mais digno e humanizado. Agradeço ao governador Jerônimo Rodrigues, que tem dado continuidade a esse trabalho em prol do desenvolvimento de Ilhéus. Na semana passada, assinamos o protocolo de intenções para criação do Consórcio Público de Saúde e ainda no segundo semestre vamos inaugurar a Policlínica Regional”, disse Mário Alexandre.

Com a implantação dos leitos de retaguarda, o sistema público de saúde também ganha em resolutividade e custo para atender aos usuários do SUS.  “Mais saúde para os ilheenses. O prefeito Mário Alexandre ratifica seu compromisso com a população, a fim de garantir o acesso ao tratamento integral de todos os pacientes”, completou André Cezário, titular da Sesau.

Os leitos de retaguarda clínica visam atender os pacientes com quadros clínicos de média complexidade, de curta e média permanência.