Na noite do último sábado (25), o prefeito Mário Alexandre recepcionou o coronel Adson Marchesini, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, para reforçar as ações emergenciais e minimizar os impactos causados pelas chuvas que atingem Ilhéus e região. O município abrigará uma base de apoio, com o objetivo de auxiliar as cidades baianas que também têm enfrentado uma série de consequências com os temporais. A decisão foi anunciada pelo governador Rui Costa horas antes da chegada do comandante.

O prefeito destacou a importância do trabalho conjunto e frisou que o Município não tem medido esforços para reduzir os danos provocados pelas chuvas. “Neste primeiro momento as equipes se mobilizam para salvar vidas. Estamos com muitas famílias desabrigadas e da sexta para o sábado choveu mais de 100 milímetros. Algumas comunidades estão isoladas, como Japu e Banco do Pedro. As equipes estão nas ruas 24 horas para atender a quem mais precisa e prestar toda assistência ao nosso povo. O governador Rui se sensibilizou com Ilhéus e região, com as famílias atingidas pelas fortes chuvas e mandou o comandante para fortalecer o trabalho que a gente vem realizando. O momento é de solidariedade e união”.

A força-tarefa montada pela Prefeitura segue mapeando as localidades afetadas para levar ajuda à população residente em áreas de riscos. Marchesini explicou que 150 homens integram a tropa enviada pelo Governo do Estado para atuar na região. Junto à Defesa Civil as ações serão coordenadas conforme a necessidade de cada município.

 

SOS chuvas

“Agradeço ao prefeito Mário Alexandre pelo acolhimento. Aqui colocamos o nosso ponto de atendimento, a pedido do governador Rui Costa, para atender Ilhéus e região. Tivemos reunião com o governador para traçar e dar continuidade às ações. Iremos usar o aeroporto como base de apoio, onde chegarão várias equipes do Brasil, com apoio dos governos estadual e federal. Peço que as pessoas não insistam em permanecer nas áreas de risco”.

A reunião de alinhamento contou com a presença de secretários municipais, do presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes, e de autoridades militares.

Com a permanência do tempo chuvoso, que se prolonga desde a última quinta-feira (23), a Defesa Civil reforça os riscos para ocorrências de deslizamentos. As atenções devem ser redobradas quanto a inundações, alagamentos, deslizamento e escoamento de terras, principalmente em terrenos de encostas. Em caso de emergência, as pessoas devem ligar para os números: (73) 98836-2753 ou (73) 99907-2418.