A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Distritais, realizou na manhã desta sexta-feira (29) reunião com comerciantes da área gastronômica da Avenida Soares Lopes, trecho compreendido entre a Praça Castro Alves e a Catedral de São Sebastião. Em pauta, o descarte correto do lixo produzido pelos estabelecimentos de alimentação, bem como cumprimento do horário estabelecido pela Secsurb para coleta nos respectivos locais.

Com a proposta de uma cidade mais limpa e ordenada, o encontro discutiu ações que visam proporcionar qualidade de vida à população e aos turistas. Foram apresentadas medidas de médio e curto prazo, destacando a complexidade do assunto e a necessidade de serem colocadas imediatamente em prática.

Para João Aquino, titular da Secsurb, é necessária a colaboração de todos no processo de regularização. “Preocupado com os resíduos sólidos descartados todas as noites naquela localidade, o Município vai disponibilizar caixas coletoras com tampa e cadeados próximo à praça de alimentação”, explicou.

 

reunião gastronômica

No entanto, ainda segundo o secretário, ficou acordado com a categoria que todo o lixo produzido deverá ser depositado até às 23 horas. Excedido o tempo, os comerciantes farão o descarte em uma caixa coletora próximo ao antigo Supermercado Cesta do Povo, no Terminal Urbano.

Comerciante da Praça Castro Alves há mais de 30 anos, Ivan Santos Silva, mais conhecido como “Caxeiro”, avaliou a reunião de forma positiva. “Agora, cabe a todos nós termos consciência e mostrarmos que queremos uma Ilhéus melhor, para quem chegar de fora falar bem da nossa cidade. Quem não entrar no eixo, que seja multado para poder mudar”.

Também participaram da reunião o secretário Marcelo Barreto (Ordem Pública); o assessor técnico especial, Vinícius Briglia; e o superintendente Maurício Galvão, ambos representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE).