Em comemoração ao mês de aniversário do Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado da Bahia (Sindatran), Ilhéus sediará o 4º Congresso e Seminário Estadual de Formação dos Agentes e Profissionais de Trânsito do Estado da Bahia, dos dias 15 a 17 de setembro, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. O evento conta com apoio da Prefeitura, por meio da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram).

A iniciativa também integra as comemorações do Dia Nacional do Agente de Trânsito e marca o início da Semana Nacional de Educação para o Trânsito. Valério Bomfim, presidente do Sindatran, explica que o seminário servirá para discutir questões ligadas ao trânsito e à mobilidade urbana. De acordo com o Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN), a Bahia possui 68 municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Dentre os presentes estão as corporações de agentes municipais e estaduais de trânsito de outros estados; representantes do Detran do Distrito Federal, Pará e Rio Grande do Sul, FETRAN; CNTTL; polícias Militar, Rodoviária Estadual, Rodoviária Federal; DNIT, Derba; dentre outras instituições.

A pauta do encontro gira ainda em torno da discussão sobre o alto índice de mortes e acidentes no trânsito, ideias e soluções a médio e longo prazos, bem como a nova década mundial para reduzir as mortes, acidentes e sequelas.

“Este evento acontece no momento mais oportuno, quando discutiremos em nível nacional a segurança para o exercício da profissão de agente de trânsito. Neste mês, outros atores sociais discutem o trânsito e a mobilidade urbana, a exemplo do Instituto Mobilis Brasil e da Sutram, que realizará forte campanha educativa durante todo o mês”, explicou Bomfim.

Ele acrescenta que a contribuição para um trânsito mais seguro, humano e ambientalmente sustentável é responsabilidade de toda a população. As palestras serão ministradas por especialistas de renome no Brasil, em sua maioria, agentes de trânsito. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completa 25 anos no dia 23 de setembro.