Sob o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, Ilhéus vai sediar a V Conferência Territorial da Pessoa com Deficiência – Litoral Sul. O encontro será realizado no dia 30 de agosto, no Centro de Convenções de Ilhéus, das 8h30 às 17h. A conferência será um momento importante para a construção e aperfeiçoamento das políticas públicas neste segmento.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do link: https://forms.gle/3zYkFEukwtXkDbEY6

Dúvidas e informações pelo e-mail: ctpcdilheus2023@gmail.com

Além da palestra principal, o evento contará com cinco eixos temáticos que serão ministrados pelas instituições parceiras como a Defensoria Pública, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

Os temas dos eixos são:

Eixo 1 – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência;

Eixo 2 – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;

Eixo 3 – Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência;

Eixo 4 – Cidadania e Acessibilidade;

Eixo 5 – Os desafios para a comunicação universal

A V Conferência Territorial da Pessoa com Deficiência conta com a parceria em rede do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça Social e Direitos Humanos, e da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Promoção Social, setor de coordenação de Atenção à Pessoa com Deficiência.

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores também abraça essa pauta e marcará presença, além dos conselhos municipais de de Assistência, Saúde, Educação, Cultura e dos Direitos da Criança e Adolescente. A supervisão é do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE) e Superintendência Estadual das Pessoas com Deficiência (SUDEF).

Confira abaixo os municípios que integram o território Litoral Sul. Marque presença nesse momento que visa à diversidade, inclusão e acessibilidade.

Almadina – Arataca – Aurelino Leal – Barro Preto – Buerarema – Camacã – Canavieiras Coaraci – Floresta Azul – Ibicaraí – Ilhéus – Itabuna – Itacaré – Itaju do Colônia – Itajuípe -Itapé – Itapitanga – Jussari – Maraú – Mascote – Pau Brasil – Santa Luzia – São José da Vitória – Ubaitaba – Una – Uruçuca.