A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou na última semana uma capacitação destinada às equipes que atuam na estratégia de imunização da cidade de Ilhéus. O treinamento aconteceu na Cruzada do Bem pelo Bem, com a finalidade de orientar as equipes sobre a administração da vacina Pfizer/BioNTech. O imunizante possui características específicas de armazenamento e manuseio, sendo necessária a qualificação das equipes para aplicação correta das doses.

Enfermeiros; técnicos; agentes de combate às endemias; agentes comunitários de saúde e voluntários da Sesau participaram do encontro que abordou informações sobre dosagem, diluição da vacina e uso de agulhas e seringas específicas dos fabricantes, que requerem vigilância na administração. A capacitação atende à recomendação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

De acordo com Walkíria Freitas, coordenadora do setor de Imunização, as informações e orientações repassadas às equipes sobre a metodologia da vacina foram adquiridas durante capacitação prévia, ministrada por representantes da Pfizer. A Sesau aguarda repasse do imunizante, que será destinado à vacinação de gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), com ou sem comorbidades, a partir de 18 anos.