A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa à população que o fluxo de atendimento aos casos suspeitos e confirmados da Covid-19 será remanejado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Conquista e Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul, a partir desta quinta-feira (30), ambos com sala de assistência 24 horas. Conforme a Sesau, a coleta de RT-PCR (Swab) acontece às segundas, terças e quintas-feiras, das 7h às 12h. Já os testes rápidos serão realizados 24 horas, todos os dias da semana.

Todas as pessoas com sintoma gripal ou distúrbio respiratório devem buscar atendimento nas unidades de saúde, visto que possuem gripário e passam a funcionar como referência para a Covid-19 em Ilhéus. A secretaria destaca que os exames são realizados mediante solicitação médica.

O município registrou nos últimos três meses baixa procura por atendimento ambulatorial e, consequentemente, desaceleração na taxa de contaminação e redução das solicitações para internamento de pacientes infectados. A estratégia adotada é responsável e foi montada após análises criteriosas dos dados existentes.

O boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (30) contabiliza 19.752 pessoas curadas e 15 infectadas pela Covid-19. Dos atuais 41 leitos de UTI habilitados, 2 estão ocupados com pacientes de Ilhéus e 5 abrigam pacientes oriundos de outras cidades baianas.