Publicada no Diário Oficial do Estado, no final do mês de maio, a nova Lei de Organização Básica (LOB) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) estabeleceu mudanças na estrutura e nas nomenclaturas das unidades localizadas na capital e no interior do estado. De acordo com a nova LOB, Ilhéus passa a sediar o Comando Regional de Bombeiros Militares da região Sul (CRBM Sul). O antigo 5° Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM), por sua vez, será transferido para a cidade de Valença.

Com a estrutura recém-aprovada, o município abrigará ainda a Companhia de Bombeiros Militar destacada do 4° Batalhão de Bombeiros Militar de Itabuna (4° BBM/Itabuna), responsável pela operacionalização dos serviços do 5º GBM. Conforme o tenente-coronel BM Admilson, subcomandante do CRBM Sul, a implementação se dará nos próximos dias.

O CRBM Sul será responsável pelo comando, em nível tático, do 4° BBM/Itabuna, 6° BBM/Porto Seguro, 7° BBM/Vitória da Conquista, 8° BBM/Jequié e 18° BBM/Teixeira de Freitas. O 5° BBM/Valença ficará subordinado, em nível tático, ao CRBM Leste. Essas alterações foram publicadas na edição no Diário Oficial do Estado da última quarta-feira (5).

O tenente-coronel explica que as mudanças foram necessárias para atender ao plano de expansão da instituição. O oficial reitera que não haverá nenhum tipo de redução de efetivo, viaturas ou equipamentos que atualmente são empregados em Ilhéus.

Além de criar novos comandos regionais no interior (CRBM Sul, CRBM Leste e CRBM Oeste) e outras estruturas na capital, a nova LOB estabeleceu mudanças nas nomenclaturas das unidades, como por exemplo, o que antes era chamado de Grupamento de Bombeiros Militar, passou a ser denominado Batalhão de Bombeiros Militar.