Que metas podemos estabelecer para superar os indicadores referentes aos problemas sociais, a distribuição de renda, a diminuição da violência e o acesso à informação em Ilhéus? Pensando em responder essas e outras questões, a sociedade civil e os pré-candidatos ao Legislativo e Executivo municipal participam do Improviso, Oxente! na próxima terça-feira (26) para discutirem o tema “Equidade, Justiça Social e Cultura de Paz”, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI), Av. Soares Lopes. O evento tem início às 19h e será conduzido pelo professor do departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da Universidade Estadual de Santa Cruz, Alfredo Dib Abdul Nour.

Este é o quarto de uma série de 13 encontros semanais abertos ao público, que acontecerão sempre às terças-feiras, promovidos pelo Instituto Nossa Ilhéus em parceira com o TPI. Cada debate aborda necessidades prioritárias da cidade a partir de indicadores baseados nos 12 eixos Programa Cidades Sustentáveis – que oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores e um banco de boas práticas com casos exemplares nacionais e internacionais, a fim de sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para se desenvolverem de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

A discussão desse eixo visa também contribuir para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento local, especialmente das regiões periféricas da cidade. Os 43 indicadores relacionados permitem o acompanhamento das condições sociais e a criação de políticas públicas direcionadas a populações de baixa renda, além de ações afirmativas para a redução da desigualdade, de crimes, a assistência aos usuários de drogas, por exemplo. Os indicadores serão avaliados pelo público presente, que escolherá os que julga prioritários para o devido acompanhamento do gestor eleito para exercer mandato entre 2017-2020.

Instituto Nossa Ilhéus – Fundado em 09 de março de 2012, o INI é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, tendo como eixos de atuação a Educação para Cidadania, o Monitoramento Social e o Impacto em Políticas Públicas. Atua no sentido de promover o impacto social que educa e, para isso, promove o monitoramento social, mobilizando e intervindo na realidade política e social do município. O Instituto, estando aberto a todos que desejem engajar-se em suas atividades. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. Acompanhe também a fanpage facebook.com/InstitutoNossaIlheus